Repositório Digital

A- A A+

Trilhando caminhos: itinerários da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM-RS (2010 a 2015)

.

Trilhando caminhos: itinerários da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM-RS (2010 a 2015)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trilhando caminhos: itinerários da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM-RS (2010 a 2015)
Autor Vargas, Márcia Isabel Teixeira de
Orientador Teixeira, Vanessa Barrozo
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Educação em museus
[en] Museology
Resumo O trabalho se propôs a avaliar a trajetória de constituição da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul - REM-RS (2010-2015). Esta pesquisa pretende esclarecer os conceitos e pressupostos teóricos que regem as formas de estruturação, a metodologia de trabalho, os princípios e os processos das articulações estabelecidas entre a Rede e seus parceiros. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, descritiva e com aplicação de questionários como método de coleta de dados, aplicado aos parceiros da REM-RS que assumiram coordenações durante o período delimitado nesta pesquisa e aos coordenadores das REMs que atuam em outros estados. Este estudo apresenta referenciais teóricos que fortalecem as pesquisas e as práticas da Educação em Museus, em suas ações culturais e educacionais, que embasam os aspectos do funcionamento em rede e denotam a criação de diversas Redes de Educadores em Museus a nível nacional. Esta investigação também realizou um levantamento das formas de organização das Redes de Educadores em Museus em outros estados, a fim de perceber as diferenças e semelhanças com a trajetória da REM-RS. Conclui com a análise e a avaliação de como se dá a articulação da REM-RS, uma rede voltada para os educadores em museus, com os trabalhadores dessas instituições do estado, abordando os problemas e potencialidades de se trabalhar em rede.
Abstract The purpose of this study is to evaluate the constitution trajectory of Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM-RS (2010-2015). This research intends to clarify about the concepts and theoretical assumptions that rule concepts and theoretical assumptions that rule the ways of structuration, the work methodology, the principles and process of established articulations between Rede and its partners. This case study used methods of data collection as quali quantitative and descriptive approach and questionnaires applied to REM-RS partners that who took over coordination positions during the delimited period in this research and also to REMs’ coordinators that work in another states. This study presents theoretical frameworks that strengthen research and education practices in Museums, in its cultural and educational activities, that underlie aspects of networking and denote the creation of several Redes de Educadores em Museus nationally. This research also conducted a survey on the forms of organization of Redes de Educadores em Museus in other states, in order to understand the differences and similarities with the trajectory of REM-RS. Concludes with the analysis and evaluation of how is the relationship of REM-RS, a network geared for educators in museums, with workers of state institutions, addressing the problems and potential of working in network.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147063
Arquivos Descrição Formato
000999009.pdf (6.183Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.