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dc.contributor.advisorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorVargas, Márcia Isabel Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2016-08-11T02:15:40Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147063pt_BR
dc.description.abstractO trabalho se propôs a avaliar a trajetória de constituição da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul - REM-RS (2010-2015). Esta pesquisa pretende esclarecer os conceitos e pressupostos teóricos que regem as formas de estruturação, a metodologia de trabalho, os princípios e os processos das articulações estabelecidas entre a Rede e seus parceiros. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, descritiva e com aplicação de questionários como método de coleta de dados, aplicado aos parceiros da REM-RS que assumiram coordenações durante o período delimitado nesta pesquisa e aos coordenadores das REMs que atuam em outros estados. Este estudo apresenta referenciais teóricos que fortalecem as pesquisas e as práticas da Educação em Museus, em suas ações culturais e educacionais, que embasam os aspectos do funcionamento em rede e denotam a criação de diversas Redes de Educadores em Museus a nível nacional. Esta investigação também realizou um levantamento das formas de organização das Redes de Educadores em Museus em outros estados, a fim de perceber as diferenças e semelhanças com a trajetória da REM-RS. Conclui com a análise e a avaliação de como se dá a articulação da REM-RS, uma rede voltada para os educadores em museus, com os trabalhadores dessas instituições do estado, abordando os problemas e potencialidades de se trabalhar em rede.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study is to evaluate the constitution trajectory of Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM-RS (2010-2015). This research intends to clarify about the concepts and theoretical assumptions that rule concepts and theoretical assumptions that rule the ways of structuration, the work methodology, the principles and process of established articulations between Rede and its partners. This case study used methods of data collection as quali quantitative and descriptive approach and questionnaires applied to REM-RS partners that who took over coordination positions during the delimited period in this research and also to REMs’ coordinators that work in another states. This study presents theoretical frameworks that strengthen research and education practices in Museums, in its cultural and educational activities, that underlie aspects of networking and denote the creation of several Redes de Educadores em Museus nationally. This research also conducted a survey on the forms of organization of Redes de Educadores em Museus in other states, in order to understand the differences and similarities with the trajectory of REM-RS. Concludes with the analysis and evaluation of how is the relationship of REM-RS, a network geared for educators in museums, with workers of state institutions, addressing the problems and potential of working in network.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.titleTrilhando caminhos: itinerários da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul – REM-RS (2010 a 2015)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999009pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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