Repositório Digital

A- A A+

Relações entre bem-estar subjetivo, religiosidade e relacionamentos interpessoais na adolescência

.

Relações entre bem-estar subjetivo, religiosidade e relacionamentos interpessoais na adolescência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relações entre bem-estar subjetivo, religiosidade e relacionamentos interpessoais na adolescência
Autor Silva, Doralúcia Gil da
Orientador Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Data 2016
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Avaliação Psicológica.
Assunto Adolescente
Bem-estar subjetivo
Resumo A avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes justifica-se pela importância de evidências sobre elementos que o compõem e de como promover tal aspecto de saúde em etapas iniciais do desenvolvimento. Assim, este trabalho teve por objetivo discutir as relações entre bem-estar subjetivo, religiosidade e relacionamentos interpessoais, através das dimensões da satisfação de vida, satisfação com a família e com os amigos, em adolescentes de escolas públicas de Porto Alegre. Foram aplicadas uma ficha de dados sociodemográficos, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos para Adolescentes em 420 estudantes (média de idade 14,91 anos; DP=1,65) de escolas públicas de Porto Alegre. Os resultados apontaram médias mais alta de BES entre adolescentes que relataram ter religião, ter maior satisfação com a família e com as amizades, bem como correlações significativas entre possuir alguma religião e as dimensões satisfação com a família e satisfação com as amizades. Religiosidade e satisfação com os relacionamentos interpessoais, entre os quais inclui-se a família, são fatores que podem atuar de forma positiva na percepção de BES pelo adolescente. Implicações a respeito da forma de avaliar o bem-estar subjetivo são discutidas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/147073
Arquivos Descrição Formato
000998625.pdf (171.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.