Repositório Digital

A- A A+

Comunicação e relações públicas internacionais no processo de internacionalização da Tramontina

.

Comunicação e relações públicas internacionais no processo de internacionalização da Tramontina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação e relações públicas internacionais no processo de internacionalização da Tramontina
Autor Brock, Ana Luiza
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Globalização
Relações públicas internacionais
[en] Communication
[en] Globalization
[en] Internationalization of companies
[en] International public relations
Resumo Este estudo tem como tema a internacionalização de empresas a partir da ótica da comunicação e de relações públicas internacionais. O objetivo geral é analisar as estratégias de internacionalização, comunicação e relações públicas internacionais da Tramontina na sua expansão global, de modo a verificar se a finalidade do processo tem características comerciais e/ou de relacionamento. A pesquisa é de vertente qualitativa. Como métodos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Apresenta-se a discussão de temas como a nova economia mundial no contexto da globalização, organizações e internacionalização no cenário da globalização, práticas de relações públicas internacionais, comunicação e relacionamento nas estratégias de internacionalização. O caso analisado foi o da Tramontina, empresa originalmente gaúcha, porém com presença em mais de 120 países. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental, a partir da formação de um corpus de pesquisa com documentos relevantes ao estudo. Os principais resultados indicam que a internacionalização da Tramontina ocorre sem um planejamento estratégico de comunicação, pois seu foco está voltado a estratégias de marketing. O objetivo da internacionalização da empresa tem como base a expansão de mercados com foco em vendas. Visto isso, considera-se que práticas de relações públicas internacionais e comunicação existem, porém ainda de maneira incipiente e sem um planejamento alinhado. Considera-se que ações estratégicas de comunicação e relações públicas internacionais auxiliariam no processo de internacionalização de longo prazo, promovendo o estabelecimento de relacionamentos entre organização e seus públicos, o que é vital para a afirmação da organização em novas territorialidades.
Abstract The subject of this study is the internationalization of enterprises stemming from communication optics and international public relations. The overall objective is to analyze strategies of internationalization, communication and international public relations of the company Tramontina in its global expansion, so as to verify whether this process is motivated by commercial and/or business relation goals. The research has qualitative dimensions, with the chosen methods being bibliographic research and case studies. Topics such as the new global economy as well as organizations and internationalization in the framework of globalization are discussed, in addition to public relation procedures, communication and business relations in internationalization strategies. The case examined was that of the company Tramontina, originally from Rio Grande do Sul, yet present in over 120 countries. Data-gathering was accomplished by documental research, producing a research corpus from relevant documents to the study. The leading results indicate that the internationalization of the company in question occurs without strategical communication planning as its focus is based around marketing strategies. The goal of the company’s internationalization is grounded on the expansion of markets emphasizing sales. With that in mind, we observe that international public relation practices are indeed present, albeit in a rudimentary fashion and without proper planning. Thus one may conclude that strategic actions of communication and international public relations have assisted in the process of long-term internationalization by promoting the establishment of relations between organization and public, which is of paramount importance for the former’s assertion in new territories.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147074
Arquivos Descrição Formato
000999036.pdf (2.996Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.