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Deficiência e acessibilidade na comunicação organizacional da Huggies na Internet: uma análise da campanha Contando os Dias

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Deficiência e acessibilidade na comunicação organizacional da Huggies na Internet: uma análise da campanha Contando os Dias

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Título Deficiência e acessibilidade na comunicação organizacional da Huggies na Internet: uma análise da campanha Contando os Dias
Autor Leopardo, Christine Hartmann
Orientador Pieniz, Mônica
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Acessibilidade
Campanha publicitária
Comunicação organizacional
[en] Accessibility
[en] Disability
[en] Organizational communication
[en] Storytelling
Resumo Este estudo tem como objetivo geral compreender de que forma as temáticas deficiência e aces-sibilidade aparecem nos espaços de comunicação organizacional da Huggies na internet. Este interesse se justifica a partir da repercussão da campanha “Contando os Dias”, feita pela mesma marca, utilizando a estratégia de Storytelling com o protagonismo de mães com deficiência visual. A partir de reflexão teórica, propõe uma articulação entre a inclusão social de pessoas com deficiência e comunicação organizacional, considerando o cenário da midiatização e a hu-manização das relações. O método utilizado foi o Estudo de Caso, a partir de um olhar quali-quantitativo. A operacionalização deste método se dá a partir das técnicas de análise documen-tal e análise de conteúdo. Na análise documental, foram selecionados sites, relatórios, matérias e vídeos para leitura. A análise de conteúdo foi realizada para sistematizar o conteúdo recortado da página da marca no Facebook entre os dias quatro de maio de 2015 e 15 de março de 2016. Esse corpus apresenta o total de 148 publicações. Inserido neste, foram recortadas as postagens com menção a campanha “Contando os Dias” e ao vídeo “Os Primeiros 100 Dias de Murilo”, os 20 principais comentários e, quando houvesse, até a quinta resposta a cada um destes, ge-rando o corpus de 129 interações. Os resultados mostram que a abordagem ao tema deficiência, bem como a disponibilidade de recursos acessíveis se dá de forma isolada e não planejada, o que traz uma reflexão sobre a responsabilidade da comunicação na inclusão de diferentes pú-blicos da organização.
Abstract This study has the general objective of understanding how the themes disability and accessibil-ity appear in the organizational communication spaces of the dippers brand Huggies on the internet. This interest in this subject is justified by the impact of the Marketing campaign "Counting the Days", made by the same brand, using storytelling strategy starring mothers with visual disabilities. From theoretical point of view, it proposes a link between the social inclusion of people with disabilities and organizational communication, considering the media spread and humanization of the relationships. The method used on this study was the case study, from a qualitative and quantitative perspective. The implementation of this method happened through two techniques: documentary analysis and content analysis. During the documentary analysis, websites were selected as far as, reports, materials and videos. The content analysis was per-formed to systematize the clipped content of the brand's Facebook page between four May 2015 and 15 March 2016. After these analyses, it was possible to find the total of 148 publications. Within this, the publications that mention the campaign "Counting the Days" and the video "The First 100 Days of Murilo" were selected and cut. The top 20 comments, or if necessary, it was analyzed up to the fifth answer, creating the corpus of 129 interactions. The results showed that the approach to the topic disability and the availability of affordable resources occurs in isolation and unplanned, which brings a reflection on the responsibility of communication on the inclusion of different stakeholders of the organization.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147082
Arquivos Descrição Formato
000999040.pdf (3.416Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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