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Análise do desenvolvimento infantil em um processo de avaliação psicológica : um estudo de caso

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Análise do desenvolvimento infantil em um processo de avaliação psicológica : um estudo de caso

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Título Análise do desenvolvimento infantil em um processo de avaliação psicológica : um estudo de caso
Outro título Analysis of child development in a process of psychological assessment : a case study
Autor Goulart, Janaína Pinto
Orientador Silva, Monia Aparecida da
Data 2016
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Desenvolvimento infantil
[en] Developmental psychology
[en] Development milestones
[en] Psychological assessment
[en] Psychopathology
Resumo Na avaliação psicológica de crianças, o conhecimento sobre desenvolvimento infantil é fundamental, uma vez que possibilita a identificação de fatores de risco que podem gerar consequências ao longo de toda a vida do indivíduo. O objetivo da presente monografia foi realizar a análise do desenvolvimento de um menino de seis anos, encaminhado para uma avaliação cognitiva e emocional. Trata-se de um estudo de caso único, utilizando principalmente referenciais teóricos da psicologia do desenvolvimento e psicopatologia. Os principais resultados apontaram prejuízos no comportamento adaptativo do menino, incluindo comportamentos agressivos e dificuldades de respeitar regras e limites. Foram, também, identificados prejuízos no desenvolvimento socioemocional, como no relacionamento com colegas e familiares. Também se observou algumas características sugestivas de um transtorno genético, como pés levemente tortos e dedos inclinados para dentro, estatura muito elevada para a idade e olhos puxados e traços faciais diferentes dos familiares. Não foram identificados comprometimentos cognitivos ou da linguagem. O menino não preenchia critérios diagnósticos para um transtorno específico, mas apresentava sintomas clinicamente relevantes que demandavam atenção clínica. Foram feitos encaminhamentos para psicólogo, geneticista, psiquiatra e neurologista. Conclui-se sobre a importância de avaliar o desenvolvimento de crianças clínicas para identificar em que aspectos elas necessitam intervenção, independente da existência de um diagnóstico. Essa avaliação é normalmente feita qualitativamente, uma vez que há uma carência de instrumentos psicológicos para pré-escolares e, especialmente, de avaliação do desenvolvimento. Este estudo aponta a necessidade de maior investimento de pesquisadores na criação de instrumentos psicológicos para crianças pré-escolares e em estudos sobre desenvolvimento infantil.
Abstract In children’s psychological assessment the knowledge about child development is essential as it enables the identification of risk factors that may have consequences throughout the life of the individual. The aim of this study was to perform a developmental analysis of a six-year old boy, who was referred to a cognitive and emotional assessment. A single case study was performed based on theoretical framework from development psychology and psychopathology. The main results showed impairment in adaptive behavior, including aggressive behavior and difficulties to comply with rules and limits. It was also identified impairment in the social-emotional development, including the relationship with colleagues and family. It was observed some characteristics suggesting a genetic disorder, such as clubfeet and slightly inclined fingers, very tall for his age, slanted eyes and different facial features compared to his family. Cognitive and language impairments were not identified. The boy did not meet diagnostic criteria for a specific disorder, but had clinically relevant symptoms that required professional attention. Referrals were made to psychologist, geneticist, psychiatrist and neurologist. We conclude about the importance of assessing development in clinical children to identify aspects they need intervention, regardless of the existence of a diagnosis. This evaluation is usually done qualitatively, since there is a lack of psychological instruments for preschoolers in Brazil, especially to assess development. This study points out the need in constructing psychological instruments for preschoolers and child developmental studies.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/147088
Arquivos Descrição Formato
000998599.pdf (231.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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