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Comunicação de mão dupla no posicionamento da marca Budweiser no Brasil

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Comunicação de mão dupla no posicionamento da marca Budweiser no Brasil

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Título Comunicação de mão dupla no posicionamento da marca Budweiser no Brasil
Autor Silveira, Marcela Dal Corso
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Budweiser (Marca)
Gestão de marcas
[en] Positioning
[en] Public relations
[en] Two-way symmetrical communication
Resumo Este estudo tem como tema o posicionamento de marca a partir das estratégias de relacionamento desenvolvidas visando o público consumidor. O objetivo geral é analisar como se dá o posicionamento da marca Budweiser a partir das estratégias de relacionamento desenvolvidas para o consumidor brasileiro. A pesquisa é de abordagem exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de marca, imagem e posicionamento na visão de marketing e relações públicas; a comunicação de mão dupla e mão única, os modelos de relações públicas e os objetivos da comunicação simétrica de duas mãos, o relacionamento de mão dupla e esse processo no posicionamento de marca por meio da função do profissional de relações públicas. O estudo de caso teve como objeto a marca internacional de cervejas Budweiser. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista e questionários. De forma geral concluiu-se que, através do fortalecimento de suas ações em pilares como a música e o esporte, a Budweiser utiliza as suas estratégias de posicionamento no Brasil reforçando seus valores de tradição, autenticidade e personalidade. No entanto, os consumidores não percebem, na perspectiva de uma comunicação de mão dupla, todas essas ações. A partir disso defende-se a importância do profissional de relações públicas no processo de legitimação de posicionamento da marca no país, por meio da adequação de estratégias e do desenvolvimento de uma comunicação de mão dupla/simétrica.
Abstract This study addresses the subject of brand positioning from relationship developed strategies aimed at the consumer. The general objective is to analyze Budweiser's positioning from its relationship strategies developed for the Brazilian consumer. The research contains an exploratory approach, the methods of bibliographic research and a case study. Through the bibliographic research it presents the concepts of brand, image and positioning in marketing and public relations vision; the two-way and one-way communication, the models of public relations and the objectives of two-way symmetrical communication, the two-way relationship and this process of brand positioning through public relations activities. The object of the case study is the international beer supplier Budweiser. The techniques used in the analysis include documentary analysis, interview and questionnaires. Overall it was concluded that through the strengthening of actions in pillars such as music and sport, Budweiser uses these strategies of positioning in Brazil, reinforcing values such as tradition, authenticity and personality. However, the consumers do not realize these actions in a view of two-way communication. The research also concludes the importance of public relations professionals in the process of brand positioning legitimacy in the country, through adequate strategies and the development of a two-way symmetrical communication.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147122
Arquivos Descrição Formato
000999103.pdf (2.482Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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