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dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Marcela Dal Corsopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-12T02:14:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147122pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema o posicionamento de marca a partir das estratégias de relacionamento desenvolvidas visando o público consumidor. O objetivo geral é analisar como se dá o posicionamento da marca Budweiser a partir das estratégias de relacionamento desenvolvidas para o consumidor brasileiro. A pesquisa é de abordagem exploratória e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de marca, imagem e posicionamento na visão de marketing e relações públicas; a comunicação de mão dupla e mão única, os modelos de relações públicas e os objetivos da comunicação simétrica de duas mãos, o relacionamento de mão dupla e esse processo no posicionamento de marca por meio da função do profissional de relações públicas. O estudo de caso teve como objeto a marca internacional de cervejas Budweiser. Como técnicas na análise foram utilizadas a análise documental, entrevista e questionários. De forma geral concluiu-se que, através do fortalecimento de suas ações em pilares como a música e o esporte, a Budweiser utiliza as suas estratégias de posicionamento no Brasil reforçando seus valores de tradição, autenticidade e personalidade. No entanto, os consumidores não percebem, na perspectiva de uma comunicação de mão dupla, todas essas ações. A partir disso defende-se a importância do profissional de relações públicas no processo de legitimação de posicionamento da marca no país, por meio da adequação de estratégias e do desenvolvimento de uma comunicação de mão dupla/simétrica.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the subject of brand positioning from relationship developed strategies aimed at the consumer. The general objective is to analyze Budweiser's positioning from its relationship strategies developed for the Brazilian consumer. The research contains an exploratory approach, the methods of bibliographic research and a case study. Through the bibliographic research it presents the concepts of brand, image and positioning in marketing and public relations vision; the two-way and one-way communication, the models of public relations and the objectives of two-way symmetrical communication, the two-way relationship and this process of brand positioning through public relations activities. The object of the case study is the international beer supplier Budweiser. The techniques used in the analysis include documentary analysis, interview and questionnaires. Overall it was concluded that through the strengthening of actions in pillars such as music and sport, Budweiser uses these strategies of positioning in Brazil, reinforcing values such as tradition, authenticity and personality. However, the consumers do not realize these actions in a view of two-way communication. The research also concludes the importance of public relations professionals in the process of brand positioning legitimacy in the country, through adequate strategies and the development of a two-way symmetrical communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectPositioningen
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectBudweiser (Marca)pt_BR
dc.subjectTwo-way symmetrical communicationen
dc.titleComunicação de mão dupla no posicionamento da marca Budweiser no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999103pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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