Repositório Digital

A- A A+

O papel da colaboração e da articulação institucional no ajuste competitivo do distrito calçadista de Montebelluna

.

O papel da colaboração e da articulação institucional no ajuste competitivo do distrito calçadista de Montebelluna

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel da colaboração e da articulação institucional no ajuste competitivo do distrito calçadista de Montebelluna
Outro título The role of collaboration and institutional coordination in competitive adjustment in Montebelluna shoe district
Autor Lentz Junior, Luiz
Campregher, Gláucia Angélica
Resumo O artigo analisa um caso emblemático de colaboração entre empresas e comunidade numa dada região –o distrito calçadista de Montebelluna na Itália– onde se dá a criação de instituições que reforçam e propiciam a superação de obstáculos como a concorrência com países com diferenciais significativos de custo. Fez-se um estudo teórico e de campo de um arranjo produtivo chegando-se a conclusão de que foi a colaboração que possibilitou a diferenciação de produtos e o deslocamento da parte da produção que não comprometia a base local. As instituições do distrito atuaram como protagonistas formatando o modelo de distrito multi localizado.
Abstract The paper analyzes an emblematic case of collaboration between companies and community in a particular region - the footwear district of Montebelluna in Italy - where institutions are created to support and help to overcome obstacles, such as competition against countries with insurmountable cost advantages. A theoretical study and a field research on a cluster were made, reaching the conclusion that collaboration allowed the differentiation of the products and displacement of part of the production, without compromising the local base. The institutions of the district acted as protagonists, formatting the model of “multi located district.”
Contido em Revista Economía, Sociedad y Territorio. Toluca, México. Vol. 15, n. 48 (mayo/ago. 2015), p. [455]-482
Assunto Competitividade industrial
Distritos industriais
Estudo de caso
Indústria do calçado
Montebelluna (província de Treviso, Itália)
[en] Competitive adjustment
[en] Industrial district
[en] Multi-located district
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/147131
Arquivos Descrição Formato
000989380.pdf (1.503Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.