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Competências informacionais do profissional bibliotecário: uma análise dos planos de ensino a partir do Euroreferencial I-D

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Competências informacionais do profissional bibliotecário: uma análise dos planos de ensino a partir do Euroreferencial I-D

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Título Competências informacionais do profissional bibliotecário: uma análise dos planos de ensino a partir do Euroreferencial I-D
Autor Mayer, Rosana
Orientador Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliotecário
Competência informacional
Competência profissional
[es] Biblioteconomía
[es] Competencias informacionales
[es] Euroreferencial
[es] Plan de estudios
Resumo Expõe o conceito de competências desde seu âmbito mais geral até a especificidade das competências informacionais necessárias ao profissional bibliotecário no atual cenário da Sociedade da Informação. Utiliza a análise documental com abordagem quanti-qualitativa como metodologia. Apresenta os padrões internacionais europeus discriminados no EuroreferencialI-D e analisa o conteúdo do grupo de competências referente às Tecnologias deste guia considerado essencial no exercício da profissão frente ao avanço constante dos instrumentos de tratamento da informação comparando-o com o atual currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e respectivos planos de ensino das disciplinas inerentes a esta área. Avalia que há consonância entre o currículo do curso e o referencial em questão, identificando poucas lacunas que devem ser suprimidas com o constante aprendizado e aperfeiçoamento profissional.
Resumen Se expone el concepto de habilidades de su más general a la naturaleza específica de las competencias de información necesarios para el bibliotecario en el escenario actual de la sociedad de la información. Utiliza el análisis de documentos con el enfoque y la metodología cuantitativa y cualitativa. Presenta las normas internacionales europeos que se detallan en Euroreferencial ID y analiza el contenido del grupo de habilidades relacionadas con las tecnologías de esta guía se consideran esenciales en la práctica de la profesión frente al avance constante de las herramientas de procesamiento de información comparándolo con el plan de estudios de curso de grado actual en bibliotecología de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul y sus planes de enseñanza inherentes a esta área. Cree que hay armonía entre el programa del curso y la referencia de que se trate con la identificación de algunas lagunas que se deben eliminar con el aprendizaje constante y el desarrollo profesional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147248
Arquivos Descrição Formato
000999229.pdf (1.506Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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