Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Helen Rose Flores dept_BR
dc.contributor.authorMello, Suzane Hallmann dept_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T02:16:37Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147256pt_BR
dc.description.abstractDescreve os conceitos de informação e saúde, de bibliotecas tradicionais, eletrônicas e híbridas, de biblioteca digital, biblioteca virtual, produtos, serviços, produtos e serviços finais, e de produtos e serviços de informação. Propõe-se a responder ao seguinte problema: quais são os serviços e produtos de informação oferecidos pelas bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasil e quais as suas características? Tem como objetivo geral identificar serviços e produtos de informação nestas bibliotecas. Já os objetivos específicos desta pesquisa foram: a) elencar os serviços e produtos de informação oferecidos pelas bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasil; b) descrever características dos serviços e dos produtos das bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasil; c) verificar semelhanças e diferenças em relação aos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que pesquisou os produtos e serviços de cinco bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasil. Utilizou-se para o levantamento de dados a técnica da observação, com um observador não participante, junto aos sites das respectivas bibliotecas. Apresenta como resultados os tipos de produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasil, suas respectivas características e uma análise comparativa. Constata que uma das características predominantes dessas bibliotecas é a disponibilidade de uma amplitude de informações, muitas delas acessíveis através de rede de links. Também verifica-se que não há serviço de referência digital disponível. Aponta uma certa dificuldade em relacionar os produtos e serviços oferecidos por estas bibliotecas com aqueles descritos pela literatura acadêmica especializada, visto que muitos deles são nitidamente distintos do que é preconizado pelas referências teóricas. Recomenda futuros estudos sobre os tipos de fontes de informação e documentos disponíveis nas bibliotecas virtuais em saúde.pt_BR
dc.description.abstractDescribes the concepts of information and health, traditional, electronic and hybrid libraries, digital library, virtual library, products, services, end products, information products and services. It is proposed to respond to the following problemS: which are the information services and products offered by the brazilian institutional virtual health libraries and which are their characteristics? Its overall objective is to identify information services and products in those libraries. As for the specific objectives of this research were: a) to list the information services and products offered by the brazilian institutional virtual health libraries; b) to describe the characteristics of services and products of Brazilian institutional virtual health libraries; c) to verify similarities and differences between the services and products offered by the brazilian institutional virtual health libraries. This is a descriptive study with a qualitative approach, in which is researched the products and services of five virtual libraries in institutional health in Brazil. It was used, for data collection, the technique of observation, with a non-participant observer, along within the websites of the Virtual health libraries. Displays as results the types of products and services offered by brazilian institutional virtual health libraries, their respective characteristics and a comparative analysis. It notes that one of the predominant features of these libraries is the availability of a range of information, many of them accessible through network links. It also reveals that there is no available digital reference service. Indicates a certain difficulty in relating the products and services offered by these libraries with those described by the specialized academic literature, since many of them are clearly distinct from what is recommended by the theoretical references. Recommends further studies on the types of documents and information sources available on the virtual health libraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProductsen
dc.subjectInformação em saúdept_BR
dc.subjectServicesen
dc.subjectBiblioteca virtualpt_BR
dc.subjectInformation products and servicesen
dc.subjectServiço de informaçãopt_BR
dc.subjectVirtual health librariesen
dc.titleProdutos e serviços das bibliotecas virtuais em saúde institucionais do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples