Repositório Digital

A- A A+

O estímulo à leitura para os bebês: um estudo de caso no Berçário 2 da Creche Francesca Zacaro Faraco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

O estímulo à leitura para os bebês: um estudo de caso no Berçário 2 da Creche Francesca Zacaro Faraco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O estímulo à leitura para os bebês: um estudo de caso no Berçário 2 da Creche Francesca Zacaro Faraco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Faria, Betina Azevedo
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bebês
Incentivo à leitura
[en] Babies
[en] Reading mediation
[en] Stimulating reading
Resumo Este trabalho tem como intuito verificar, por meio de um estudo de caso, qual a contribuição dos mediadores para o estímulo à leitura por meio das atividades de mediação no atendimento de bebês do berçário 2 da Creche Francesca Zacaro Faraco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Expõe um breve histórico da Creche Francesca Faraco Zacaro. Apresenta como referencial teórico os conceitos de Educação Infantil e da Creche, aspectos do desenvolvimento do bebê, a importância do estímulo à leitura e a mediação, bebetecas, brinquedotecas/ludotecas. Descreve a coleta de dados com cinco entrevistas realizadas entre os sujeitos selecionados. Os dados coletados das entrevistas são apresentados através de um relatório descritivo vinculado ao referencial teórico. Analisa os dados coletados com as entrevistas e os resultados alcançados. Finaliza com as considerações finais sobre o estudo que responde ao problema inferido e aos objetivos geral e específicos estabelecidos. Verifica que a mediação de leitura realizada na Creche estimula o desenvolvimento psicossocial do bebê. Ressalta que há um ambiente adequado para a mediação de leitura na Creche através da Ludoteca. Considera a importância dos materiais pertinentes para serem usados na mediação de leitura e constata que a mediadora possui competência, habilidade e afeto para exercer a função de mediar a leitura com os bebês. Corrobora que os pais desempenham a mediação de leitura no ambiente familiar concluindo que estes aspectos são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento psicossocial do bebê por meio do estímulo à leitura que deveria sempre iniciar no âmbito da família.
Abstract This work has the intention of verifying, through a case study, the contribution of mediators in the role of encouraging reading through mediation activities of babies in the nursery number 2 of Francesca Zacaro Faraco Crèche of the Federal University of Rio Grande do Sul in Porto Alegre. It exposes a brief history of Francesca Faraco Zacaro Crèche. It presents as theoretical reference the concepts of child education and child care, baby development aspects, the importance of stimulating reading and mediation, baby libraries, toy libraries. It describes the data collection based on 5 interviews conducted among the selected individuals. The data collected from the interviews are presented through a descriptive report linked to the theoretical reference. It analyses the data collected through interviews and the results achieved. It ends with the final considerations about the study that responds to the inferred problem and the general and specific objectives set. It establishes that the reading mediation held in Crèche stimulates the psychosocial development of the baby. It points out that there is a suitable environment for reading mediation in Nursery through toy libraries. It considers the importance of the relevant materials to be used in reading mediation and notes that the mediator has the competence, skill and affection to exercise the function of mediating reading to babies. It endorses parents to develop reading mediation within the family environment concluding that these aspects are fundamental to assist in the psychosocial development of the baby by stimulating reading what should always start within the family scope.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147260
Arquivos Descrição Formato
000999118.pdf (1.635Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.