Repositório Digital

A- A A+

A biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RS

.

A biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RS
Autor Schildt, Carmen Helena
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
[en] Encouraging reading
[en] Librarian
[en] Reading
[en] School library
Resumo O presente estudo busca verificar como acontece o processo de incentivo à leitura, tendo o bibliotecário como mediador, em uma biblioteca de escola pública em Porto Alegre/RS. Apresenta referencial teórico, onde é abordado o conceito de biblioteca escolar, relatando suas funções, objetivos e os serviços prestados pela biblioteca escolar, o papel do bibliotecário como mediador de leitura, alguns conceitos sobre leitura, as fases da leitura e a sua importância e a leitura no contexto escolar. Busca, além de responder ao problema da pesquisa, identificar quais as atividades ou projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos na biblioteca pesquisada; analisar as atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pelo bibliotecário; expressar a importância da biblioteca em uma instituição de ensino e a atuação do profissional bibliotecário; investigar como ocorre o envolvimento e a participação do professor nesse processo; demonstrar se existe a interação e envolvimento dos alunos nas atividades de incentivo à leitura e investigar se a família tem participação no processo de incentivo à leitura dos alunos. Utiliza em sua metodologia o estudo de caso como procedimento técnico, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos uma bibliotecária, duas professoras e seis alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Conclui que o processo de incentivo à leitura é desenvolvido de forma muito positiva e que a bibliotecária desenvolve diversas atividades com o propósito de estimular aos alunos o gosto pela leitura. Para que isso ocorra de forma satisfatória, a profissional conta com o auxílio e a colaboração dos professores bem como o apoio das famílias dos alunos no que tange aos espaços e atividades de leitura na escola.
Abstract This study intends to verify as the process of encouraging reading, having the librarian as mediator, in a public school library in Porto Alegre/RS. It presents theoretical that dicusses the concept of the school library, reporting its functions, aims, your services provided it, the role of the librarian as reading mediator, some concepts about reading, reading phases, its importance and its presence in the school context search addition to responding to the problem of search. Identifying which activities or reading incentive projects are developed in the research library, it analyzes the reading incentive activities developed by the librarian; expressing the importance of the librarian in an educational institutuion and the librarian performace investigate how is the involvement and the participation of the teacher in this process, show that there is interaction and student involvement in to encourage reading activities and investigate if the family takes part at the process of encouraging student’s reading. It uses in its methodology the case study as a technical produce exploratory, with a qualitative approch, the subjects are a librarian, two teachers and six students of elementary school. It concludes that the process of encouraging reading is developed very possitively and the librarian develops various activities in order to stimulate student’s interest in reading. For this occur satisfactorily, Professional has the aid, the coperation of the teacher and the support of the student’s families with respect to space and reading of activities at school.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147269
Arquivos Descrição Formato
000999125.pdf (1.501Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.