Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLudwig, Mario André de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T02:16:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147271pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como problema de investigação analisar o incentivo à leitura de obras clássicas da literatura para o ensino médio, utilizando como ferramenta suas versões no formato histórias em quadrinhos (HQ). Apresenta como objetivo principal verificar as formas que a atividade das histórias em quadrinhos pode ser utilizada para incentivar e promover a leitura de clássicos no âmbito do ensino médio. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas enfocando incentivo à leitura, leitura de histórias em quadrinhos, leitura de clássicos e mediação de leitura para jovens. O estudo realizado é do tipo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal, que se define por discussões grupais que tratam de um tópico elaborado pelo pesquisador. Foi realizada uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, onde se buscou apresentar obras clássicas nas versões originais e suas versões HQ e também saber a opinião do professor da turma sobre a utilização do recurso HQ na sala de aula e no processo de aprendizagem. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o incentivo à leitura de clássicos no formato de histórias em quadrinhos e a mediação do professor para nortear os leitores neste processo. Os resultados deste estudo mostram que a leitura das obras clássicas em HQ ajudam na compreensão dos textos e despertam o interesse dos jovens em ler os clássicos.pt_BR
dc.description.abstractThis study is to research the problem analyze encourage reading classic works of literature to high school, using as tool their versions in format comic books (HQ). Has as main objective to verify the ways that the activity of comics can be used to encourage and promote reading classics in the high school. The theoretical framework includes general aspects of topics focusing on encouraging reading, reading comics, reading classics and reading mediation for young people. The conducted study is exploratory and with a qualitative approach. For data collection was used the technique of the focus group, which is defined by group discussions dealing with a topic prepared by the researcher. a workshop was held at the State School High School Agronomist Pedro Pereira, where he sought to present classic works in the original versions and their HQ versions and also know the views of the class teacher about using the HQ feature in the classroom and in the process learning. Finally, the study presents considerations on encouraging reading classics in comic book format and the teacher's mediation to guide readers in this process. The results of this study show that the reading of classic works in HQ help in understanding the texts and awaken young people's interest in reading the classics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEncouraging readingen
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectLiterary classicsen
dc.titleA literatura em quadrinhos como instrumento de incentivo à leitura de obras clássicas: um estudo de caso com estudantes de ensino médio da rede pública estadual em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples