Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Evelise Klein dapt_BR
dc.contributor.authorPezzato, Luciane Mariapt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T02:16:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1678-1007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147272pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve por objetivo descrever o perfil sociodemográfico, de trabalho e formação de auxiliares e técnicos em saúde bucal com atuação no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas as informações relatadas por 255 auxiliares e técnicos de saúde bucal que participaram do Congresso Rio-Grandense de Odontologia realizado em 2010 e 2012. A pesquisa utilizou-se de um questionário escrito, estruturado e autoaplicável, organizado em três blocos temáticos com as seguintes categorias: identificação (sexo, idade, estado civil, estado/cidade, renda, habilitação, vínculo e inscrição conselho/sindicato), formação (estabelecimento, duração, incentivo/dificuldades de atualização/ formação) e processo de trabalho (competências e atribuições profissionais). Os resultados encontrados demonstraram que diferenças no processo de trabalho entre os auxiliares e técnicos de saúde bucal determinadas pelo vínculo de trabalho com o Sistema Único de Saúde estavamconcentradas nas atribuições das competências de promoção e prevenção de saúde.Tambémse verificou que as atribuições das competências de organização do ambiente de trabalho e de atendimento clínico de saúde bucal conferem maior identidade ao trabalho desses profissionais, independentemente do vínculo. O estudo alerta para a sobreposição das competências e atribuições realizadas pelos auxiliares e técnicos de saúde bucal.pt_BR
dc.description.abstractThe study aimed to describe the sociodemographic, labor, and training profile of aides and technicians in oral health working in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Information reported by 255 oral health aides and technicians who attended the Rio Grande do Sul Dental Congress in 2010 and 2012 was analyzed. The survey used a written, structured, and self-administered questionnaire, organized into three thematic blocks under these categories: identification (gender, age, marital status, state/city, income, license, ties and board/labor union registration), training (establishment, duration, incentive/difficulties in keeping updated/training) and work process (professional competencies and attributions). The results showed that work process differences between oral health aides and technicians, as determined by their working ties with the National Health System, were mostly in the health promotion and prevention competency attributions. It was also found that the attributions of the working environment organization and clinical care competencies in oral health provide greater identity to the work of these professionals, regardless of their ties. The study points to the overlapping of skills and duties performed by oral health aides and technicians.en
dc.description.abstractEl estudio tuvo por objetivo describir el perfil sociodemográfico, de trabajo y de formación de auxiliares y técnicos en salud bucal con actuación en el estado de Río Grande do Sul, Brasil. Se analizó la información relatada por 255 auxiliares y técnicos de salud bucal, que participaron en el Congreso Riograndense de Odontología, realizado en 2010 y 2012. La investigación fue realizada por medio de un cuestionario escrito, estructurado y autoaplicable, organizado en tres bloques temáticos con las siguientes categorías: identificación (sexo, edad, estado civil, estado/ ciudad, ingresos, habilitación, vínculo e inscripción consejo/sindicato), formación (establecimiento, duración, incentivos/dificultades de actualización/formación) y proceso de trabajo (competencias y atribuciones profesionales). Los resultados demostraron que diferencias en el proceso de trabajo entre auxiliares y técnicos de salud bucal, determinadas por el vínculo laboral con el Sistema Único de Salud, estaban concentradas en las atribuciones de competencias de promoción y prevención de la salud. Además, se constató que las atribuciones de competencias de organización del ambiente de trabajo y de atención clínica de salud bucal proporcionan mayor identidad al trabajo de estos profesionales, independiente del vínculo. El estudio alerta sobre la superposición de competencias y atribuciones realizadas por auxiliares y técnicos de salud bucal.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (maio/ago. 2016), p. 575-592pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectOral healthen
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subjectProfessional competencyen
dc.subjectHuman resourcesen
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectFamily healthen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectSalud bucales
dc.subjectCompetencia profesionales
dc.subjectRecursos humanoses
dc.subjectSalud de la familiaes
dc.titleCompetências de auxiliares e técnicos de saúde bucal e o vínculo com o Sistema Único de Saúdept_BR
dc.title.alternativeCompetencies of aides and technicians in oral health and the tieswith the national health system en
dc.title.alternativeCompetencias de auxiliares y técnicos de salud bucal y el vínculo con el sistema único de salud es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992892pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples