Repositório Digital

A- A A+

Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente

.

Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação a distância na graduação em Ciências Contábeis : avaliação sob a perspectiva discente
Outro título Distance education in accounting graduation : evaluation in student perspective
Autor Schiavi, Giovana Sordi
Orientador Behr, Ariel
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
[en] Accounting
[en] Distance education
[en] Graduation
[en] Students
Resumo A temática da Educação a Distância (EaD), nos últimos anos, ganhou destaque nas discussões acadêmicas no Brasil e sua oferta, tratando especificamente da área Contábil, é crescente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Diante disso, a EaD se tornou uma proposta viável e atrativa para muitos estudantes que passaram a procurar pelas vantagens obtidas com essa metodologia. Assim, tendo em vista essa expansão da EaD e a sua importância como ferramenta de ensino, elaborou-se a seguinte questão para esta pesquisa: qual a percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis acerca das atividades realizadas na modalidade a distância nas disciplinas de Contabilidade? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é realizar uma avaliação sob a perspectiva discente das atividades realizadas em EaD na Contabilidade. Para isso, elaborou-se um instrumento de avaliação, tendo suas questões sustentadas por uma ampla base teórica. O questionário em questão foi aplicado aos discentes de disciplinas de Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que possuíam experiência com atividades a distância dentro da graduação. Na análise dos resultados, de forma geral, percebe-se a aderência dos respondentes pelas atividades a distância na graduação em Ciências Contábeis, embora ainda esteja presente a necessidade do espaço físico e da socialização no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract The theme of Distance Education in recent years gained prominence in academic discussions in Brazil and its offering, specifically dealing with the Accounting area, is growing in graduation courses in Accounting Sciences. Therefore, Distance Education has become a viable and attractive proposition for many students who have come to look for the advantages obtained from this methodology. Thus, considering this expansion of Distance Education and its importance as a teaching tool, the following question to this research was elaborated: what is the perception of the undergraduate student account about the activities performed in the distance Accounting disciplines? In this way, the aim of this study is to conduct an evaluation under the student perspective of activities performed in distance education in Accounting. For this, it was prepared an evaluation instrument, which has their issues supported by a wide theoretical basis. The survey in question was applied to students of accounting courses at UFRGS who had experience with Distance Education inside the graduation. In the analysis of results, in general, we see the adhesion of respondents for the distance activities in the Accounting graduation, although is still present the need for physical space and socialization in the teaching-learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147301
Arquivos Descrição Formato
000999634.pdf (725.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.