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Estudo de caso : apuração do resultado do serviço de transporte de táxi no município de Porto Alegre

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Estudo de caso : apuração do resultado do serviço de transporte de táxi no município de Porto Alegre

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Título Estudo de caso : apuração do resultado do serviço de transporte de táxi no município de Porto Alegre
Outro título Propose a model for cost and revenue calculation in the taxi transport
Autor Santos, Luana Pereira dos
Orientador Velho, Cassiane Oliveira
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
Porto Alegre (RS)
[en] Cost variable
[en] Cost-volume-profit
[en] Taxi transportation
Resumo O serviço de transporte de táxi incorre em uma série de custos. Existem aqueles que, para sua cobertura, exigem dispêndios diários de recursos, como é o caso do combustível. Outros exigem saída de caixa menos frequente, como, por exemplo, a manutenção mecânica e as taxas de vistoria. Esse trabalho objetiva apurar o resultado da prestação do serviço de transporte de táxi na cidade de Porto Alegre. Para tal, foi desenvolvido um modelo específico de apuração de custos e receitas. Neste modelo, foi empregado o método de custeio variável método este, empregado para fins de tomada de decisão gerencial, como a relação de custo-volume-lucro. A pesquisa é classificada quanto aos seus procedimentos como um estudo de caso, quanto aos seus objetivos como descritiva e possui abordagem qualitativa e quantitativa. Com dados referentes ao ano de 2014, foi obtida a margem de contribuição que apresentou uma média anual de R$ 1,20 a cada quilômetro percorrido, o ponto de equilíbrio apontou uma média de R$ 2.580,79 quilômetros e a margem de segurança calculada foi de 93,42%. A demonstração do resultado do exercício indicou um lucro líquido de R$ 36.853,00 no ano. Esses resultados auxiliam na tomada de decisão, dando condições para a análise da relação entre o preço da prestação do serviço, os custos envolvidos no processo e a quilometragem que deve ser percorrida em determinado período.
Abstract Taxi shuttle service incurs a lot of costs. There are those who, for covering daily require expenditure of resources such as fuel. Others require less frequent outlet box, for example, mechanical maintenance and inspection rates. This study aims to determine the result of the provision of taxi shuttle service in the city of Porto Alegre. To this end, it developed a specific model of calculation of costs and revenues. In this model, we used the variable costing method employed this method for the purpose of managerial decision-making, such as cost-volume-profit. The research is classified as to its procedures as a case study about their goals as descriptive and has qualitative and quantitative approach. With data for the year 2014, it obtained the contribution margin that showed an average of R $ 1.20 for each kilometer traveled, the break-even pointed out an average of R $ 2580.79 km and the calculated safety margins it was 93.42%. The income statement showed a net profit of R $ 36,853.00 in the year. These results help in decision making, providing conditions for the analysis of the relationship between the price of service, the costs involved in the process and the mileage that must be traveled in a given period.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147309
Arquivos Descrição Formato
000999542.pdf (626.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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