Repositório Digital

A- A A+

Sustentabilidade e valor de mercado : Natura

.

Sustentabilidade e valor de mercado : Natura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sustentabilidade e valor de mercado : Natura
Autor Zanotelli, Suélen
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Contabilidade
[en] Market value
[en] Natura
[en] Sustainability
Resumo Devido às necessidades socioambientais que hoje se manifestam no Brasil e no mundo, é importante que uma empresa que seja sustentável, tanto no que se refere ao processamento dos produtos, quanto no relacionamento com os investidores e stakeholders. Essas exigências são, entre outros objetivos, para suprir o tripé da sustentabilidade que, segundo Savitz (2006), para se gerir um negócio, devem ser consideradas as questões econômicas, sociais e de meio ambiente. No entanto, a dificuldade está em mensurar como as questões sociais e de meio ambiente, investidas e pensadas de forma sustentável, afetam os resultados econômicos. Para desenvolver a questão, este trabalho apresenta o impacto do investimento em sustentabilidade da empresa Natura sobre seu valor de mercado, no período de 2005 a 2013. Através de uma pesquisa quantitativa mensurando a correlação das variáveis testadas, foi possível verificar que o retorno do valor da empresa é correlacionado positivamente com o que ela investe em práticas socioambientais sustentáveis.
Abstract As a result of social-environmental needs that rise in Brazil, it is important for a business to be sustainable, in the manufacturing of its products as well as in the relationship with investors and stakeholders. These requirements are, among other objectives, necessary to satisfy the sustainability tripod, which according to Savitz (2006), economic, social and environmental issues should be taken into account in the business management. However, there is a difficulty in how the social and environmental questions, invested and thought in a sustainable way, can be evaluated against the economical result. To approach this problem, this research presents the impacts of the investments in sustainability made by the company Natura, when compared to its market value, between 2005 and 2013. Through the application of a quantitative research, measuring the correlation between the tested variables, it was possible to verify that the company returns present a positive correlation with its investments in sustainable social-environmental practices.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147382
Arquivos Descrição Formato
000968388.pdf (485.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.