Repositório Digital

A- A A+

Governança no setor público : um estudo de caso sobre planejamento orçamentário no TRE-RS para realização de eleições

.

Governança no setor público : um estudo de caso sobre planejamento orçamentário no TRE-RS para realização de eleições

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Governança no setor público : um estudo de caso sobre planejamento orçamentário no TRE-RS para realização de eleições
Autor Tolla, Vinicios Eduardo Malta de
Orientador Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
Resumo Este artigo apresenta uma revisão teórica acerca dos conceitos de governança no setor público. Trata-se de um estudo de caso, apoiado em pesquisa exploratória, desenvolvido no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o qual tem como objetivo principal aplicar boas práticas de governança coorporativa, a fim de estruturar um processo de planejamento orçamentário baseado em técnicas de previsão, promovendo o uso mais eficiente dos recursos. O setor público passa por um aprimoramento dos seus processos de gestão, passando do modelo burocrático para o gerencial. A aplicação das práticas gerencias advindas do setor privado estão relacionadas com as dificuldades que a administração pública tem para tornar suas ações mais eficientes. A pesquisa realizada no Tribunal restringiu-se ao escopo das eleições, explorando seus processos de trabalho para reconhecer direcionadores de custos. Foram identificados 3 direcionadores: quantidade de eleitores do RS, quantidade de locais de votação e quantidade de seções eleitorais. A análise estatística desse direcionadores possibilitou identificar tendências e fazer sua previsão para projetar despesas para eleição de 2016. Por fim, com base nessas projeções, foi elaborada uma proposta orçamentária para contratação de serviço de transporte de urnas, distribuição de auxílio-alimentação e contração de serviço de convocação de mesários para as Eleições de 2016 e entregue ao TRE-RS.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147390
Arquivos Descrição Formato
000999369.pdf (246.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.