Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Aline Krügerpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T02:16:29Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147406pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é um dos países mais violentos do mundo, e essa realidade se reflete no ambiente escolar. O problema da violência na escola induz nos agentes de educação comportamentos que se contrapõem às metas de melhoria da qualidade do ensino. Por isso, a violência na escola é um dos candidatos a determinante da baixa qualidade educacional encontrada no Brasil. Este trabalho investiga se existe relação entre violência na escola e proficiência dos alunos no Brasil nos anos de 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013. Os resultados das regressões lineares e das regressões quantílicas incondicionais indicam que a ocorrência de um tipo de evento violento adicional está associada a uma redução na proficiência. Eles indicam também que há heterogeneidade na resposta dos alunos à violência na escola: a violência na escola parece afetar mais os alunos da quarta série, os alunos que se encontram na mediana da distribuição das notas e os alunos com melhor condição socioeconômica. Além disso, a violência na escola parece afetar mais a proficiência em Matemática em comparação com a proficiência em Língua Portuguesa, e a violência contra o professor tem efeitos tão ou mais deletérios que a violência entre os alunos.pt_BR
dc.description.abstractBrazil is one of the most violent countries in the world, and this reality is part of the school environment. The problem of school violence hinders any possible progress in improving the quality of education. Indeed, school violence is a key element in explaining the low educational quality in Brazil. This research investigates the relationship between school violence and student achievement in Brazil in the years of 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 and 2013. The results of linear regressions and unconditional quantile regressions analysis show that an occurrence of an additional kind of violent event is associated with a reduction on student achievement. They also show that there is a high degree of heterogeneity in student responses to school violence: the school violence seems to affect more 4th graders, the students that are in the median of the distribution of the grades and the students with the best socioeconomic conditions. Moreover, school violence seems to affect more grades in Math than Portuguese, and the violence against teachers has effects as or more deleterious than the violence between students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectStudent achievementen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinear regressionsen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectUnconditional quantile regressionsen
dc.subjectEstatística aplicadapt_BR
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.titleUma análise da relação entre violência na escola e proficiência dos alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998504pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples