Repositório Digital

A- A A+

Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do Teste de Desempenho Escolar através da Teoria de Resposta ao Item

.

Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do Teste de Desempenho Escolar através da Teoria de Resposta ao Item

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação dos subtestes de leitura e escrita do Teste de Desempenho Escolar através da Teoria de Resposta ao Item
Outro título Assessment of the reading and writing subtests of the school achievement test through item response theory
Autor Knijnik, Luiza Feijó
Giacomoni, Claudia Hofheinz
Zanon, Cristian
Stein, Lilian Milnitsky
Resumo O Teste de Desempenho Escolar (TDE) avalia a aprendizagem escolar através de três subtestes: leitura, escrita e aritmética. O objetivo deste estudo foi conhecer quais partes do continuum de habilidades são medidas pelos subtestes de leitura e escrita e a quantidade de informação fornecida, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A amostra foi composta de 1850 crianças. Os resultados indicaram que o subteste escrita mensura precisamente níveis médios de habilidade e menos satisfatoriamente níveis baixos e altos. O subteste leitura revelou ter discriminação apropriada para níveis baixos e médios de habilidade. As partes do continuum de habilidade que estão sendo medidas adequadamente estão fornecendo alta quantidade de informação, demonstrando que os subtestes leitura e escrita estão funcionando bem.
Abstract The School Achievement Test (SAT) assesses learning through three subtests: reading, writing and arithmetic. The goal of this study was to know which parts of the ability continuum are measured by the subtests as well as the amount of information provided in the reading and writing subtests using the Item Response Theory (IRT). The sample consisted of 1850 children. Results indicated that the writing subtest precisely measures average levels of ability and less satisfactorily low and high levels. The reading subtest revealed to have adequate discrimination for low and average levels of ability. The parts of the ability continuum which are adequately measured provide high amounts of information, indicating that reading and writing subtests are doing well.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2014), p. 481-490.
Assunto Avaliação psicológica
Psicometria
Rendimento escolar
Teoria de resposta ao item
[en] Educational achievement
[en] Item response theory
[en] Psychological evaluation
[en] School achievement test
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/147409
Arquivos Descrição Formato
000994609.pdf (530.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.