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Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Título Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Autor Momo, Fernanda da Silva
Orientador Behr, Ariel
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Ciências contábeis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
[en] Distance education
[en] Management
Resumo A educação a distância (EaD) insere-se de forma perceptível no atual contexto social em que há uma cultura multitarefas e exigências relacionadas ao resultado, uma vez que essa possibilita a flexibilização das questões de tempo e espaço. Assim, com a crescente oferta de cursos na modalidade a distância e a compreensão da importância da gestão para um processo educacional de qualidade, desenvolveu-se o presente estudo com o intuito de identificar evidências de Gestão EaD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em revisão bibliográfica e busca documental. Para tanto, foi realizada uma coleta de informações referentes a EaD na UFRGS, categorizadas em legislação, notícias, relatórios de gestão e, os dados foram analisados na perspectiva do modelo de Gestão da EaD proposto. No modelo de Gestão EaD propõem-se a existência de três perspectivas, sendo elas: Gestão Administrativa, Gestão Estrutural e Gestão Ensino/Aprendizagem. Sendo assim, a partir do presente estudo, concluiu-se que é possível identificar nas análises realizadas a existência de uma integração nas perspectivas propostas no modelo, ressaltando, portanto, a interdependência entre essas perspectivas. Entretanto, o fato de serem interdependentes não resulta na inexistência dessas três perspectivas no processo de Gestão da EaD.
Abstract The distance education (E-learning) noticeably fills itself in the current social context in which there is a multi-tasking culture and requirements related to the result, since this allows the flexibility about the issues of time and space. So, with the increasing course offerings in the distance mode and the understanding of the importance for management in a quality educational process, this study was developed in order to identify evidences of Learning Management at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) based on literature review and documental search. For this purpose, a collection of information relevant to E-learning at UFRGS, categorized in legislation, news, management reports and data were analyzed from the perspective of the management model of the E-learning. In the E-learning management model we propose the existence of three perspectives, being them: Administrative Management, Structural Management, Teaching/Learning Management. Thus, from the present study, it was concluded that it is possible to identify in the carried out analyses the existence of an integration in the proposed perspective in the model, emphasizing therefore the interdependence between these perspectives. However, the fact that they are interdependent does not result in the absence of these three perspectives in the learning management process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147430
Arquivos Descrição Formato
000999344.pdf (594.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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