Repositório Digital

A- A A+

Proposta de um modelo de custos para um consultório odontológico

.

Proposta de um modelo de custos para um consultório odontológico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de um modelo de custos para um consultório odontológico
Autor Cunha, Gerson de Simas
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Controladoria
Custo
Gestão
Serviços
[en] Absorption costing
[en] Cost model
[en] Costs management
[en] Dental office
Resumo No momento de crise econômica que o país enfrenta atualmente, a prestação de serviços de saúde necessita cada vez mais a busca de alternativas que possibilitem uma melhor gestão de custos, a fim de enfrentar o mercado cada vez mais restrito e competitivo. Com o propósito de investigar as dificuldades enfrentadas pelos cirurgiões-dentistas, no que tange a gestão de custos, foi realizada uma pesquisa sobre como o profissional percebe sua atividade como negócio. A qual indicou a necessidade de uma ferramenta de apuração de custos para seus consultórios. Desta forma, este trabalho trata da gestão de custos eficiente em uma empresa prestadora de serviços e o predomínio do uso do sistema de custeio por absorção no Brasil, objetivando responder qual o custo da prestação de serviços, apurado pelo sistema de custeio por absorção, de um consultório odontológico. Como objetivos específicos, este trabalho busca descrever os principais serviços oferecidos por um consultório odontológico; bem como apresentar as principais vantagens e desvantagens do sistema de custeio por absorção quando utilizado neste local. Finalizando, com a apresentação de um modelo de apuração de custo de um procedimento na prestação de serviços oferecidos em um consultório odontológico. Com isso, será possibilitada, mesmo de forma singela, uma alternativa de projeção de custos, através da aplicação do custeio por absorção no procedimento de restauração em resina fotopolimerizável classe II e IV. Este modelo de apuração de custos permite que sua aplicação seja utilizada em diversos modos e atividades desempenhadas pelos cirurgiões-dentistas com intuito de mensurar o valor dos procedimentos odontológicos em seus consultórios.
Abstract During the economic crisis Brazil is currently facing, the provider of health services needs to seek better cost management alternatives in order to face the increasingly restricted and competitive market. In order to understand the difficulties faced by dentists regarding cost management, research was made on how dentists plan their business, leading to the conclusion that some tool for cost calculation is necessary in their clinics. This work studies the efficient cost management in a service company and the predominance of the absorption costing system in Brazil, using this system to calculate the costs of a dentist’s clinic. . As specific goals, this study seeks to describe the main services offered by a dental office as well as to show the main advantages and disadvantages of the absorption cost system in this context. Finally, a cost calculation model is used to analyze the procedure of restoring light-cured resins class II and IV. With this analysis, we concluded that it is possible to make a simple yet effective cost projection of this type of service by using the absorption calculation model, which might be prove to be an efficient way to measure the cost of dental procedures.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/147455
Arquivos Descrição Formato
000995967.pdf (1.269Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.