Repositório Digital

A- A A+

Propaganda, estereótipo e a pessoa com deficiência

.

Propaganda, estereótipo e a pessoa com deficiência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Propaganda, estereótipo e a pessoa com deficiência
Autor Silveira, Fabricio Borges da
Orientador Pereira, Ana Cristina Cypriano
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Pessoas com deficiência
Propaganda
Publicidade
Resumo Em uma sociedade globalizante, um dos desafios é cuidar do lado humano da inclusão, especialmente se considerarmos as pessoas com deficiência como uma parcela da população segregada durante muitos anos da nossa história. O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da mídia e da publicidade e propaganda na construção do estigma e do preconceito com relação às pessoas com deficiência. O estudo fundamentou-se no método de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de duas campanhas publicitárias para desenvolver a análise proposta. A primeira campanha analisada foi a “Chamada para o Teleton 2009”, anunciada pela AACD, que mostra a utilização de estereótipos consagrados para gerar maior identificação com o público; e a segunda foi “O Treino que Muda Opiniões”, do Comitê Paralímpico do Rio 2016, onde os estereótipos são quebrados para mostrar a pessoa com deficiência como uma pessoa como qualquer outra. A análise mostra que a mídia e a publicidade e propaganda atuam na construção de estigmas e preconceito em relação às pessoas com deficiência e reproduzem a segregação através de informações equivocadas, terminologias obsoletas que são perpetuadas pela sociedade agravando a exclusão destes indivíduos. A importância do tema se dá na medida em que pesquisas apontam a crescente participação deste segmento populacional na vida em sociedade, cabendo aos profissionais de comunicação atentar para todos os aspectos que envolvem a comunicação, no sentido de possibilitar a inclusão de todos os cidadãos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147457
Arquivos Descrição Formato
000999119.pdf (1.060Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.