Repositório Digital

A- A A+

Gladiadores de terno, gerenciamento de crises e imagem : escândalos e ocultações da política na série Scandal

.

Gladiadores de terno, gerenciamento de crises e imagem : escândalos e ocultações da política na série Scandal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gladiadores de terno, gerenciamento de crises e imagem : escândalos e ocultações da política na série Scandal
Autor Xavier, Fernanda Fagundes
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Campanha eleitoral
Escândalo político
Scandal (Série de televisão)
[en] Crisis
[en] Election campaign
[en] Image management
[en] Scandal
[en] Series
Resumo Estudo que tem por objetivo desvelar as estratégias de comunicação da série Scandal, principalmente as relacionadas ao gerenciamento de imagem e crises. Além desses conceitos, buscamos a teoria sobre política e campanhas eleitorais, temática e foco do seriado. Para a análise, o recorte de diálogos de cinco episódios das quatro primeiras temporadas da série de televisão norte-americana. O percurso metodológico inclui revisão bibliográfica, busca documental e Análise de Conteúdo. Dentre os autores, Thompson (2002) para tratar escândalos políticos, Wolton (2004) e Rubim (2000) para o conceito de comunicação e comunicação política, Weber (2004) que teoriza sobre imagem pública. Os resultados da análise consideram que produtos de entretenimento, cuja temática é a política, ajudam a revelar os bastidores do poder e as articulações da comunicação que, por vezes, permanecem ocultos do público.
Abstract Study that aims to reveal the communication strategies of the TV show Scandal, mainly related to image management and crisis. In addition to these concepts, we seek the theory of politics and election campaigns, theme and focus of the show. For the analysis, the clipping of dialogues from five episodes of the first four seasons of the American TV show. The methodological approach includes literature review, document search and content analysis. Among the authors, Thompson (2002) to deal with political scandals, Wolton (2004) and Rubim (2000) to the concept of communication and political communication, Weber (2004) theorizes that public image. The results of the analysis consider that entertainment products, whose theme is politics, help reveal the backstage of power and the joints of communication that sometimes remain hidden from the public.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147494
Arquivos Descrição Formato
000999123.pdf (1.019Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.