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A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social

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A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social

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Título A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
Autor Lohmann, Gabriel Barcella
Orientador Brächer, Andréa
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Celebridades
Marca
Twitter (Site)
[en] Beckham, David
[en] Celebrity brand
[en] Fruki
[en] Photography
Resumo Esta monografia analisa a inserção não-planejada de marcas na vida privada das celebridades e como o registro fotográfico destas gera repercussão dentro da realidade da marca envolvida a partir das manifestações do público na internet. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso da fotografia captada por um paparazzo em Los Angeles e publicada no site da agência norte-americana X17, onde registra David Beckham, então jogador de futebol, portando uma lata de refrigerante da Fruki. Esta imagem foi responsável por alçar o termo “Fruki” ao terceiro assunto mais comentado no Brasil e nono no mundo no dia 10 de maio de 2011 no Twitter. Foi possível identificar um importante papel da fotografia na consolidação do fato, bem como da marca pessoal de David Beckham na dimensão tomada pelo acontecimento. Neste contexto também, a internet, especificamente a rede social Twitter, aparece como importante canal para as manifestações do público.
Abstract This monograph analyses the unplanned insertion of brands in the private lives of celebrities and how their photographic recording generates repercussions within the reality of the brand involved based on manifestations of the public on the internet. In order to achieve this objective, we conducted a case study of a picture captured by a paparazzo in Los Angeles and published on the American agency X17 website, recording David Beckham, a soccer player at the time, holding a Fruki soda can. This image was responsible for launching the term “Fruki” to the third most talked about subject in Brazil and the ninth in the world on May 10, 2011 on Twitter. It was possible to identify an important role of the picture in the consolidation of the fact, as well as of David Beckham’s personal brand, in the dimension taken by the event. In this context, the internet, more specifically the social network Twitter, appears as an important channel for the public’s manifestations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147508
Arquivos Descrição Formato
000999138.pdf (3.227Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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