Repositório Digital

A- A A+

O modelo de diplomacia asiático e sua influência na estratégia dos brics para um sistema internacional multipolar

.

O modelo de diplomacia asiático e sua influência na estratégia dos brics para um sistema internacional multipolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O modelo de diplomacia asiático e sua influência na estratégia dos brics para um sistema internacional multipolar
Autor Dreher, Lídia Pereira
Orientador Vizentini, Paulo Gilberto Fagundes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de especialização em Direito Internacional, Ambiental e Consumidor.
Assunto BRICS (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul)
Diplomacia
Direito internacional
[en] BRICS
[en] Model of Asian diplomacy
[en] Multipolarity
Resumo A presente pesquisa tem o objetivo de estudar o modelo de diplomacia asiático e sua influência na estratégia dos BRICS para o estabelecimento do sistema internacional multipolar. Para tanto, apresentam-se as principais características do modelo de diplomacia asiático e seu impacto na política internacional. Analisa-se o sistema hierárquico do período de 1300 a 1900; os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica e os postulados da Conferência de Bandung, da década de 50; bem como os primeiros reflexos da Conferência. Também se examina a representatividade dos países em desenvolvimento pelos BRICS. Para isto, são abordados os temas da globalização, da crise de 2008 e dos BRICS; os reflexos da Conferência de Bandung na atualidade, com a retomada dos princípios de Bandung pelos países em desenvolvimento; e, por fim, os pontos do modelo asiático que têm sido usados nos discursos dos países dos BRICS para o sistema multipolar.
Abstract This research aims to study the model of Asian diplomacy and its influence on the BRICS’s strategy towards a multipolar international system. Therefore, this research presents the main characteristics of the Asian model and its impacts on the international politics. It analyzes the hierarchical system during the period of 1300- 1900; the Five Principles of Peaceful Coexistence and the principles of the Bandung Conference in the fifties; and the first consequences of this Conference. Also, this study examines the representativeness of developing countries by the BRICS. Thus, it shows the globalization, the 2008’s crisis and the BRICS group; Bandung’s repercussion nowadays and the recall of its principles by the developing countries; and, finally, the main topics of the Asian model that have been used in the speeches of the BRICS countries towards a multipolar system.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/147509
Arquivos Descrição Formato
000999706.pdf (462.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.