Repositório Digital

A- A A+

Conteúdo para Search Engine Optimization (SEO) : como a plataforma educacional Me Salva! pode tornar-se mais competitiva nas buscas orgânicas do Google

.

Conteúdo para Search Engine Optimization (SEO) : como a plataforma educacional Me Salva! pode tornar-se mais competitiva nas buscas orgânicas do Google

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conteúdo para Search Engine Optimization (SEO) : como a plataforma educacional Me Salva! pode tornar-se mais competitiva nas buscas orgânicas do Google
Autor Oliveira, Taís de
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Motores de busca
Otimização
[en] Communication
[en] Content
[en] Me Salva!
[en] Search engine optimization
Resumo Esta monografia objetivou verificar quais técnicas de conteúdo Search Engine Optimization (SEO) podem auxiliar a plataforma educacional Me Salva! a ter um melhor posicionamento na Search Engine Results Page (SERP) do Google, com a finalidade de tornar-se mais competitiva organicamente para termos de pesquisa importantes para o seu negócio. Também, buscou apresentar as melhores práticas de conteúdo SEO para Google, analisar deficiências em conteúdo SEO da plataforma educacional Me Salva! e apontar melhorias para a mesma, apresentando possíveis otimizações de conteúdo SEO. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica a respeito de SEO e das diretrizes e boas práticas do Google para uma boa indexação, classificação e posicionamento dos resultados orgânicos de busca, bem como um estudo do caso na página web do Plano de Estudos Intensivo 2016 da plataforma educacional Me Salva!, juntamente com auditoria SEO, delimitada em conteúdo, a partir dos autores Clarke (2015), Enge, Spencer e Stricchiola (2015) e Williams (2015). Através da análise de dados foi destacada a importância da otimização de conteúdo para o Google, visando uma melhor experiência para o usuário e, consequentemente, uma melhor competitividade na SERP. Também, ficou clara a necessidade de implementação de estratégias de conteúdo SEO para gerar mais tráfego orgânico qualificado para a plataforma educacional Me Salva!. Enfim, por meio desta pesquisa, foi possível confirmar que para se tornar mais competitiva nos resultados orgânicos do Google, o site da plataforma educacional Me Salva! precisa ter suas páginas web otimizadas a partir de estratégias de palavras-chave e uma utilização de HyperText Markup Language (HTML) mais afinada com as diretrizes do Google.
Abstract This monograph objectived verify what Search Engine Optimization (SEO) techniques focused on content can help the educational platform Me Salva! to have a better positioning into Google’s Search Engine Results Page (SERP) with the goal of becoming more competitive organically for important search queries to its business. In addition, this research sought to present the best practices of SEO focused on content, analyze shortcomings related to the educational platform Me Salva’s content and indicate improvements on it, presenting possible search engine optimizations related to content. For this, a bibliographic research about SEO and Google’s guidelines and best practices for a good indexing, classification and positioning of organic search results was used as a method of data collection, as well as a study of the case Plano de Estudos Intensivo 2016’s webpage of the educational platform Me Salva! along to SEO audit delimited to content from the authors Clarke (2015), Enge, Spencer and Stricchiola (2015), and Williams (2015). In data analysis, the importance of content optimization for Google was highlighted aiming a better user experience and consequently a better competitiveness in the SERP. Also the necessity of implementation of a SEO strategy's content for generate more qualified organic traffic was evidenced. Finally, it was possible confirm with this research that aiming to become more competitive in Google’s organic results, the educational platform Me Salva!’s site needs to have its webpages optimized from keyword strategies and a usage of HyperText Markup Language (HTML) more tuned to Google’s guidelines.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147510
Arquivos Descrição Formato
000999182.pdf (969.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.