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Eu me vejo, eu me reconheço : a perspectiva da mulher negra sobre a publicidade de moda

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Eu me vejo, eu me reconheço : a perspectiva da mulher negra sobre a publicidade de moda

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Título Eu me vejo, eu me reconheço : a perspectiva da mulher negra sobre a publicidade de moda
Autor Alves, Tatiane de Oliveira
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Moda
Mulher negra
Publicidade
[en] Advertising
[en] Communication
[en] Ethno-racial identity
[en] Reception
Resumo A presente monografia tem como objetivo analisar a visão que a mulher negra tem sobre a publicidade de moda, com o intuito de promover a discussão sobre a identidade negra, a publicidade como fator social e a recepção. Tem como objetivo descobrir de que forma a mulher negra se vê representada na publicidade de moda, mediante discussão e análise de anúncios publicitários a partir de um grupo de mulheres negras. Primeiro, constrói-se um aporte teórico sobre construção de identidade, identidade étnico-racial, identidade da mulher negra, publicidade e suas funções sociais e recepção, para elaborar uma discussão prévia. A partir disso, formula-se uma metodologia, para que seja possível alcançar o objetivo principal do trabalho e permitir a interação teórica com a empírica. Para isso, desenvolve-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de um grupo focal, com oito mulheres negras de classe C, moradoras de Porto Alegre e Grande Porto Alegre (RS). A análise dos dados mostra que para as mulheres negras, em relação à representação da publicidade de moda, o contexto em que a personagem negra estava inserida nos anúncios é um dos pontos relevantes, além disso existe satisfação parcial da mulher negra com a imagem criada pela publicidade atual.
Abstract This thesis aims to analyze the view that black women have on fashion advertising, in order to promote discussions regarding the black identity, ads as a social factor, and reception. The objective is to find out how black women see themselves represented in fashion ads, by discussion and analysis of advertisements from a group of black women. First of all, a theoretical framework is built on identity construction, ethno-racial identity, black women's identity, advertising and its social functions, as well as reception to prepare a previous discussion. Consequently, a methodology is formulated, so that it is possible to achieve the main objective, and to allow theoretical and empirical interactions. In order to do so, an exploratory and qualitative research was developed, focused on a group of eight lower-middle-class black women, living in Porto Alegre, Brazil, and nearby cities. The data analysis shows that the most significant charecteristic for black women regarding representation of fashion advertisements is the situation in which the black character was inserted in the ads.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147511
Arquivos Descrição Formato
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