Repositório Digital

A- A A+

Experiência estética e presença : nuances poéticas em Febre do Rato

.

Experiência estética e presença : nuances poéticas em Febre do Rato

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiência estética e presença : nuances poéticas em Febre do Rato
Autor Renner, Aline Gabrielle
Orientador Rossini, Miriam de Souza
Co-orientador Lanzoni, Pablo Alberto
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Estética
Febre do Rato (Filme). Crítica e interpretação
[en] Aesthetic experience
[en] Cinema
[en] Communication
[en] Materialities
[en] Presence
Resumo Esta monografia tem por objetivo compreender como a materialidade audiovisual do filme Febre do rato (2011), de Cláudio Assis, cria condições para a emergência de experiências estéticas, pensando esses fenômenos a partir das noções de efeitos de presença e efeitos de sentido desenvolvidas por Hans Ulrich Gumbrecht. Este estudo entende, por ‘materialidade do audiovisual’, seus elementos imagéticos, sonoros e rítmicos, materialidades que existem como realidade na medida em que são percebidos pelos nossos sentidos. Partindo da constatação de Gumbrecht (2010) de que a poesia é um dos principais exemplos da oscilação entre efeitos de presença e efeitos de sentido, a análise é realizada com foco em momentos de intensidade marcados pela poesia, seja ela na forma oral, recitada pelo protagonista Zizo, ou na forma estrutural, através da montagem. A investigação é feita a partir de aspectos da mise-en-scène, da cinematografia, do som e do ritmo. Este último revelou-se, no curso do desenvolvimento da pesquisa, como o grande articulador das possíveis experiências estéticas no filme.
Abstract This monograph aims to understand how the audio-visual materiality of the film Febre do Rato (2011), from the director Claudio Assis, creates conditions for the emergence of aesthetic experiences, thinking these phenomena from the notions of presence effects and meaning effects developed by Hans Ulrich Gumbrecht. This study considers, 'materiality of the áudio-visual' their imagery, sound and rhythmic elements, materialities that exist as reality if perceived by our senses. From Gumbrecht’s finding that poetry is a prime example of the oscillation between presence effects and meaning effects, the analysis is performed focusing on moments of intensity marked by poetry, be it orally, recited by the protagonist Zizo, or structurally, through editing. The analysis focuses on mise-en-scène, cinematography, sound and rhythm aspects. This latter proved to be, in the course of the study, as the great articulator of possible aesthetic experiences in the film.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147516
Arquivos Descrição Formato
000999021.pdf (4.922Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.