Repositório Digital

A- A A+

Direito intertemporal e o novo código florestal

.

Direito intertemporal e o novo código florestal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Direito intertemporal e o novo código florestal
Autor Scherer, Carolina Donay
Orientador Trindade, Gustavo
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de especialização em Direito Internacional e Direito do Consumidor.
Assunto Código florestal
Direito adquirido
Direito intertemporal
Resumo A Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012, foi o primeiro Código Florestal promulgado sob a égide da Constituição Federal de 1988 e trouxe significativas mudanças ao regime de proteção das áreas de preservação permanente e reserva legal. Algumas destas alterações ocasionaram uma sensível diminuição da proteção ambiental conferida anteriormente pela Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965 (antigo Código Florestal), suscitando dúvidas acerca da aplicabilidade da nova lei no tempo. No ordenamento jurídico brasileiro a lei nova tem efeito imediato e pode retroagir se assim dispuser o legislador, desde que não o faça prejudicando direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada, garantias fundamentais individuais, expressas no artigo 5º, inciso XXXVI da Constituição Federal, cujo fundamento filosófico está diretamente ligado à ideia de segurança jurídica. O presente trabalho analisa, a partir das regras de Direito Intertemporal, os institutos do Direito Adquirido, do Ato Jurídico Perfeito e da Coisa Julgada e, com isso, apresenta as soluções propostas pelo sistema para a aplicação do novo Código Florestal no tempo, bem como, o tratamento jurídico a ser conferido aos Termos de Ajustamento de Conduta e as sentenças proferidas sob a égide da legislação anterior, levando em consideração a natureza permanente e atemporal da relação jurídica ambiental.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/147642
Arquivos Descrição Formato
000999876.pdf (534.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.