Repositório Digital

A- A A+

Controle de movimento em grupo e coordenação de dispersão autônomos de veículos para trechos de animações no simulador virtual tático do sistema de simulação do Projeto ASTROS 2020

.

Controle de movimento em grupo e coordenação de dispersão autônomos de veículos para trechos de animações no simulador virtual tático do sistema de simulação do Projeto ASTROS 2020

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Controle de movimento em grupo e coordenação de dispersão autônomos de veículos para trechos de animações no simulador virtual tático do sistema de simulação do Projeto ASTROS 2020
Outro título Virtual simulator to simulation system of ASTROS 2020’s project
Autor Scheffer, Erik de Souza
Orientador Freitas, Edison Pignaton de
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Inteligência artificial
Simulação computacional
[en] Artificial intelligence
[en] Automatons vehicles
[en] Simulation
[en] Unity
Resumo O avanço da tecnologia nos últimos anos, assim como o avanço das ferramentas de desenvolvimento, vem tornando ferramentas de simulação cada vez mais complexas, assim como mais comuns. Tais ferramentas de simulação são usadas em diversas áreas, muitas vezes para treinamento virtual antes do real, visando diminuir custos e riscos do treinamento real. Sistemas complexos ou perigosos, como treinamento de equipamentos militares, se beneficiam de simuladores uma vez que o uso de equipamentos custa caro assim como há riscos à saúde dos envolvidos em casos de erros, como erros causados por inexperiência e falta de treinamento. Buscando se aproveitar dessas vantagens de economia e segurança trazidas por simuladores, o Exército Brasileiro está desenvolvendo um simulador tático para o treinamento do sistema ASTROS 2020. O objetivo desse trabalho é realizar a prototipação de um simulador virtual tático para uma parte do sistema de simulação de lançadores de mísseis e foguetes, ASTROS 2020. São estudadas técnicas para simular comportamentos do mundo real de veículos autômatos. O comportamento estudado busca a criação de uma inteligência para que os veículos autômatos sejam capazes de se deslocarem em comboio ordenado e desviar de obstáculos ao longo do percurso, assim como se dispersarem ao chegarem ao destino. O simulador para o sistema ASTROS 2020 está sendo desenvolvido na plataforma Unity, uma das ferramentas que facilitam o desenvolvimento de jogos e simuladores. O comportamento foi, desse modo, implementando na plataforma Unity e, para tal, as ferramentas da plataforma usadas para o desenvolvimento são, também, estudadas nesse trabalho.
Abstract The advance of technology in the last years, like the advance of development tools, have made simulation tools more complex and more common. Such simulation tools are used in many areas, usually for virtual training before real training, seeking reduce costs and risks of real training. Complexes or dangerous systems, like military equipment training, benefits from simulation since the use of such equipment is expensive and there are health risks to the ones involved in case of mistakes, like mistakes caused by inexperience and lack of training. Seeking take advantage of this economic and safety advantages brought by simulators, the Brazilian Army is developing a tactical simulator for the training of ASTROS 2020 system. The goal of this paper is to make the prototyping of a tactic virtual simulator for a part of the simulation system of missile and rocket firing system, ASTROS 2020. It is studied techniques to simulate the behavior of real world automatons vehicles. The studied behavior seeks the creation of an intelligence that makes the automatons vehicle capable of move orderly and avoid obstacles along the way as well disperse when arriving in the destination. The simulator for the ASTROS 2020 system is being developed in the Unity platform, one of the tools that make the development of games and simulators easier. So, the behavior was implemented on Unity platform and the platform’s tools are also studied in this paper.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147643
Arquivos Descrição Formato
000999670.pdf (2.393Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.