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dc.contributor.advisorFreitas, Edison Pignaton dept_BR
dc.contributor.authorScheffer, Erik de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T02:16:41Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147643pt_BR
dc.description.abstractO avanço da tecnologia nos últimos anos, assim como o avanço das ferramentas de desenvolvimento, vem tornando ferramentas de simulação cada vez mais complexas, assim como mais comuns. Tais ferramentas de simulação são usadas em diversas áreas, muitas vezes para treinamento virtual antes do real, visando diminuir custos e riscos do treinamento real. Sistemas complexos ou perigosos, como treinamento de equipamentos militares, se beneficiam de simuladores uma vez que o uso de equipamentos custa caro assim como há riscos à saúde dos envolvidos em casos de erros, como erros causados por inexperiência e falta de treinamento. Buscando se aproveitar dessas vantagens de economia e segurança trazidas por simuladores, o Exército Brasileiro está desenvolvendo um simulador tático para o treinamento do sistema ASTROS 2020. O objetivo desse trabalho é realizar a prototipação de um simulador virtual tático para uma parte do sistema de simulação de lançadores de mísseis e foguetes, ASTROS 2020. São estudadas técnicas para simular comportamentos do mundo real de veículos autômatos. O comportamento estudado busca a criação de uma inteligência para que os veículos autômatos sejam capazes de se deslocarem em comboio ordenado e desviar de obstáculos ao longo do percurso, assim como se dispersarem ao chegarem ao destino. O simulador para o sistema ASTROS 2020 está sendo desenvolvido na plataforma Unity, uma das ferramentas que facilitam o desenvolvimento de jogos e simuladores. O comportamento foi, desse modo, implementando na plataforma Unity e, para tal, as ferramentas da plataforma usadas para o desenvolvimento são, também, estudadas nesse trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe advance of technology in the last years, like the advance of development tools, have made simulation tools more complex and more common. Such simulation tools are used in many areas, usually for virtual training before real training, seeking reduce costs and risks of real training. Complexes or dangerous systems, like military equipment training, benefits from simulation since the use of such equipment is expensive and there are health risks to the ones involved in case of mistakes, like mistakes caused by inexperience and lack of training. Seeking take advantage of this economic and safety advantages brought by simulators, the Brazilian Army is developing a tactical simulator for the training of ASTROS 2020 system. The goal of this paper is to make the prototyping of a tactic virtual simulator for a part of the simulation system of missile and rocket firing system, ASTROS 2020. It is studied techniques to simulate the behavior of real world automatons vehicles. The studied behavior seeks the creation of an intelligence that makes the automatons vehicle capable of move orderly and avoid obstacles along the way as well disperse when arriving in the destination. The simulator for the ASTROS 2020 system is being developed in the Unity platform, one of the tools that make the development of games and simulators easier. So, the behavior was implemented on Unity platform and the platform’s tools are also studied in this paper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectAutomatons vehiclesen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectUnityen
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.titleControle de movimento em grupo e coordenação de dispersão autônomos de veículos para trechos de animações no simulador virtual tático do sistema de simulação do Projeto ASTROS 2020pt_BR
dc.title.alternativeVirtual simulator to simulation system of ASTROS 2020’s project en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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