Repositório Digital

A- A A+

Efeito do NO2 atmosférico em Phaseolus vulgaris (Fabaceae/Papilionoideae) no Campus do Vale/UFRGS

.

Efeito do NO2 atmosférico em Phaseolus vulgaris (Fabaceae/Papilionoideae) no Campus do Vale/UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Efeito do NO2 atmosférico em Phaseolus vulgaris (Fabaceae/Papilionoideae) no Campus do Vale/UFRGS
Autor Müller, Carla Cristine
Orientador Raya-Rodriguez, Maria Teresa Monica
Co-orientador Divan Junior, Armando Molina
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Ambiental: Bacharelado.
Assunto Monitoramento ambiental
Phaseolus vulgaris
Poluição atmosférica
Taxonomia vegetal
Resumo Os veículos automotores são responsáveis por emissões significativas de óxidos de nitrogênio (NOx). Dentre estes, o NOz tem papel importante na formação de reações fotoquímicas causadoras de névoa, podendo ser prejudicial à saúde, agricultura e materiais, quando em concentrações elevadas. O NOz penetra nas folhas através das trocas gasosas, dissolvendo-se nos fluídos intercelulares e incorporando-se ao metabolismo do nitrogênio das plantas. O objetivo deste trabalho foi quantificar o estresse produzido pela poluição atmosférica em Phaseolus vulgaris cv. Iraí, por meio da relação entre a atividade da enzima Nitrato Redutase (NR) e as concentrações atmosféricas do NOz. Em 3 locais de amostragem, situados a distâncias crescentes da Avenida Bento Gonçalves, as plantas foram expostas e a concentração de NOz no ar foi determinada através do método de Griess-Saltzman. O ponto mais próximo da Avenida apresentou a concentração mais elevada (40,25 J..Lg/m3 ). Aos 20, 50 e 70 dias de exposição, as plantas foram analisadas quanto à atividade da enzima NR, biomassa total, área foliar, atividade fotossintética (curva de resposta à pressão parcial de COz) e clorofila a e total. As concentrações encontradas de NOz atmosférico não causaram efeito sobre os parâmetros analisados. Talvez estas não foram suficientes para elevar a atividade da NR e nem causar alteração na função e estrutura da espécie utilizada.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147775
Arquivos Descrição Formato
000461836.pdf (8.233Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.