Repositório Digital

A- A A+

Elucidário de Piaget: o Possível e o Necessário

.

Elucidário de Piaget: o Possível e o Necessário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elucidário de Piaget: o Possível e o Necessário
Autor Becker, Maria Luiza Rheingantz
Corbellini, Silvana
Turchielo, Luciana Boff
Marcon, Ana Maria
Stock, Brunna Sordi
Suardi, Cristiane Zingano
Souza, Graziela Luciane dos Santos
Siqueira, Felipe Queiroz
Rodriges, Igor Ortega
Machado, Ricardo de Souza
Corbellini, Silvana
Farias, Stela Maris Vaucher
Outras contribuições Casanova, Rodrigo
Haffner, Ricardo
Pares, Eduardo
Perry, Gabriela Trindade
Santos, Marlise Bock
Silveira, Vivian
Data 2014-01-01
Nível de ensino Educação Superior - Graduação
Assunto Construção de novidades
Estruturas operatórias
Necessário
Piaget
Possível
Resumo O Objeto de Aprendizagem (OA) "Elucidário de Piaget: o Possível e o Necessário" tem como objetivo subsidiar o estudo de dois livros de Jean Piaget: O Possível e o Necessário: a evolução dos possíveis na criança (vol. 1) e O Possível e o Necessário: a evolução do necessário na criança (vol. 2). Estes livros fazem parte do período final da obra de Piaget e seu conteúdo é ainda pouco difundido nos estudos sobre as contribuições da teoria para a educação. Os principais tópicos de estudo são o problema da produção de novidades, a formação progressiva dos possíveis em oposição à sua pré-determinação, a evolução dos possíveis em etapas, as relações entre a evolução dos possíveis e a das estruturas operatórias e a evolução do necessário como paralela à do possível e relacionada ao real. Este Objeto de Aprendizagem tem a tela principal que possibilita o acesso ao mapa de navegação organizado em seis grandes links: (1) Apresentação; (2) Guia; (3) Glossário; (4) Videoteca de Experimentos (vídeos elaborados a partir da descrição de alguns dos experimentos citados nas obras); (5) Relatos & Propostas de Atividades (trabalhos de pesquisa que foram realizados pelos componentes do grupo do seminário); (6) Referências (7) Créditos. O objeto é um pioneiro na área, servindo como uma ferramenta auxiliar para os docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem integrando a leitura e o estudo destas duas obras específicas de Piaget, no contexto atual de fluência tecnológica.
Orientações
de uso
1 O professor poderá propor a busca do significado dos conceitos elencados no Elucidário de Piaget como apoio à leitura e discussão dos capítulos dos livros para: 1.1 Favorecer a compreensão da teoria e das relações do quarto período da obra de Piaget com as produções de períodos anteriores, mais conhecidos pelos estudiosos da obra do autor, no meio educacional. 1.2 Destacar a contribuição teórica dos diferentes experimentos descritos e analisados nos dois livros. 2 Os usuários, professores e alunos, poderão utilizar os vídeos explicativos para introduzir a leitura dos respectivos experimentos com objetivo de ajudá-los na interpretação das descrições gerais feitas nos dois livros e do uso dos conceitos estudados. 3 Os modelos dos vídeos podem podem ser usados pelos professores para propor aos alunos elaboração de roteiros ou novos vídeos sobre outros experimentos estudados. 4 As atividades apresentadas podem ser utilizadas pelos professores para discussão das
Instruções de instalação Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Este material foi feito com PHP 5. Caso deseje visualizar o projeto localmente, é necessário ter instalado um servidor Apache pois os arquivos PHP não abrem no navegador, como no caso do HTML. Tenha em mente que um hipertexto que usa PHP provavelmente foi desenvolvido com a intenção de ser disponibilizado na internet - e não apenas ser consultado localmente, como um software instalado no computador pessoal. Sendo assim, ressaltamos que a versão do servidor web na qual este arquivo irá ser publicado é o fator mais importante - e que você, enquanto cliente que disponibiliza os arquivos para publicação não tem controle sobre isso. Sendo assim, a recomendação é que você faça os testes localmente habilitando os avisos no php.ini. Este link, do manual do PHP, indica como fazer este procedimento. http://php.net/manual/pt_BR/function.error-reporting.php Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. A mesma situação se repete com as versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já também há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. Neste caso, a terceira parte não é o servidor, e sim o usuário. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você também não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor PHP. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.
Tipo material Hipertexto
Tipo Recurso educacional
Demonstração do recurso Web https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/elucidario-piaget/index.php
URI http://hdl.handle.net/10183/147783

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.