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Deficiência visual : a inclusão de uma aluna na sala de aula regular

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Deficiência visual : a inclusão de uma aluna na sala de aula regular

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Título Deficiência visual : a inclusão de uma aluna na sala de aula regular
Autor Darós, Luiza Fernandes
Orientador Real, Luciane Magalhães Corte
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aluno
Deficiente da visão
Estratégia
Inclusão escolar
Memória
Resumo A presente pesquisa propõe retomar minhas memórias da prática de estágio não curricular realizado no ano de 2015, analisando quais estratégias pedagógicas propostas pela professora-estagiária possibilitaram ou não a inclusão de uma aluna deficiente visual matriculada no 3° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. O objetivo é compreender de que maneira tais estratégias possibilitaram a inclusão de uma aluna deficiente visual no processo de aprendizagem. Como referencial teórico foram utilizados autores como Cunha (1997), Lüdke e André (1996), Lira e Schlindwein (2008); Bueno (2001), Plaisanse (2015), dentre outros. A questão central desta pesquisa é Como incluir uma aluna deficiente visual na sala de aula regular? Para ajudar a pensar a questão levanto as seguintes indagações: Quais estratégias podem ser utilizadas para incluir uma aluna deficiente visual em sala de aula? Que tipo de intervenções facilitam ou dificultam o processo de inclusão? Para a realização das análises foram construídas duas categorias para responder as perguntas: a primeira em nível cognitivo e a segunda em nível comportamental. As considerações sobre as análises inferem sobre a necessidade de investimentos potentes na interpretação de textos em Braille, no refinamento da motricidade fina para ler em Braille e na mobilidade no espaço escolar para contribuir na autonomia da aluna. Também, na continuidade do trabalho de mobilidade no espaço escolar para contribuir com a autonomia da aluna. Assim, percebi a importância das estratégias pedagógicas utilizadas com a aluna deficiente visual, mas que certamente é um processo continuo e ininterrupto, tanto a escola, a aluna deficiente visual, os professores e a observância das leis que regem o tema da Inclusão são importantes nesse processo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147821
Arquivos Descrição Formato
001000086.pdf (495.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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