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Acesso e permanência de pessoas de classes populares na educação musical : um olhar desde a perspectiva de seus docentes

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Acesso e permanência de pessoas de classes populares na educação musical : um olhar desde a perspectiva de seus docentes

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Título Acesso e permanência de pessoas de classes populares na educação musical : um olhar desde a perspectiva de seus docentes
Autor Bischoff, Felipe
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aluno
Educação musical
Política educacional
Professor
Resumo Esta pesquisa problematiza a inserção de estudantes com condições socioeconômicas desfavoráveis em uma instituição que oferece um curso técnico em instrumento musical. Dedica-se especificamente ao caso do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS, com o objetivo de refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores e equipe pedagógica para atender a especificidade desses estudantes. Procura identificar os procedimentos, alternativas ou estratégias empregadas com a finalidade de viabilizar os estudos e garantir a permanência. Participam da pesquisa dois professores de instrumento musical (flauta e violão) e um professor representando a equipe diretiva da instituição. Esta, situada em Porto Alegre em local de fácil acesso, pertence à rede pública federal, oferece ensino gratuito com reserva de vagas para alunos de condições econômicas desfavoráveis. A pesquisa inclui análise documental e pesquisa de campo. O corpus é formado pelas narrativas dos professores, obtidas por meio de entrevistas, cujo enfoque (auto)biográfico segue as recomendações de Bolívar (2011) e Abrahão (2008). Os resultados da pesquisa mostram que as narrativas dos professores sobre sua trajetória de vida permitem aproximar o caráter humanístico de sua formação ao modo como encaram a docência e o contexto sociocultural dos estudantes. Os desafios enfrentados dizem respeito principalmente à leitura e compreensão das realidades vividas pelos alunos e à discussão crítica e coletiva sobre o que significa garantir a permanência desses estudantes na instituição. Dentre as estratégias criadas destacam-se a disponibilização e o incentivo do uso dos espaços físicos da instituição para estudos e a disponibilização de instrumentos e materiais necessários ao estudo. Apesar dos limites do presente estudo, os resultados podem ser considerados uma possibilidade para a compreensão mais ampla das políticas de democratização do acesso à educação para todos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147826
Arquivos Descrição Formato
001000083.pdf (547.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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