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dc.contributor.advisorBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorBloss, Elisabetept_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147827pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso descreve o desenvolvimento de uma pesquisa ocorrida no primeiro semestre do ano de 2016. O estudo se propôs analisar obras de diferentes autores ― teóricos e pesquisadores ― realizando um estudo mais aprofundado sobre como o brincar, brincadeiras e jogos lúdicos podem ser grandes aliados do professor no processo de ensino-aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partindo da própria experiência de alfabetização desenvolvida por esta pesquisadora durante a prática exercida no estágio curricular. A questão inicial que norteou a pesquisa foi a seguinte: como o uso de jogos e brincadeiras pode auxiliar no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula? O objetivo geral consistiu em realizar um estudo bibliográfico que referende a importância do uso de jogos e brincadeiras para o processo de ensino/aprendizagem em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram os seguintes: conhecer as bases legais e políticas que sustentam a inserção do lúdico no planejamento escolar; aprofundar o conhecimento científico através da pesquisa sobre diversos teóricos que escreveram sobre o tema; verificar estudos anteriores que já investigaram sobre o assunto; contribuir para conscientização da importância do uso do lúdico na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo cujos procedimentos são concernentes com uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram analisadas obras do teórico Lev Vygotsky, além de autores como Friedmann, Fortuna, Kishimoto, sem contar o levantamento feito com diversos trabalhos de conclusão de curso que pesquisaram sobre o mesmo tema. A utilização da ludicidade é defendida como uma poderosa ferramenta de aprendizagem, possibilitando que haja a interação entre alunos e professores, facilitando um desenvolvimento mais prazeroso do processo de alfabetização. Ao fim da pesquisa, fica explícito que o brincar e o jogar constituem-se em importantes aliados para as crianças se motivarem para a aprendizagem, e assim, os alunos estarão aprendendo com propriedade. Conclui-se, portanto, que um planejamento contemplado pela ludicidade se torna muito mais significativo, além de auxiliar o professor no sentido de desenvolver suas aulas de forma dinâmica, prendendo a atenção de seus alunos e envolvendo-os numa aprendizagem repleta de significado e, ao mesmo tempo, prazerosa e divertida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.title"Profe, hoje vai ter jogo?" o jogo como ferramenta nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000443pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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