Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorMuri, Milca Barreto de Limapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147828pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSíndrome de Aspergerpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleSíndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999547pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples