Repositório Digital

A- A A+

“Mas cadê a mãezinha?” : reflexões e tensionamentos sobre as famílias homoparentais nas escolas de educação infantil

.

“Mas cadê a mãezinha?” : reflexões e tensionamentos sobre as famílias homoparentais nas escolas de educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Mas cadê a mãezinha?” : reflexões e tensionamentos sobre as famílias homoparentais nas escolas de educação infantil
Autor Ferreira, Larissa Richter
Orientador Felipe, Jane
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Família homoparental
Formação de professores
Resumo O objetivo desta pesquisa é discutir a inserção de filhos/as de famílias homoparentais nas escolas de educação infantil, de que forma essas famílias veem tal inserção e de que modo a escola lida com tais especificidades. Nessa perspectiva de família, utilizo uma abordagem sobre as novas configurações familiares baseadas muito mais em valores afetivos e culturais e não somente em laços biológicos (FREITAS; DIAS, 2011). Discuto a temática de gênero, compreendendo-o diretamente relacionado a diferentes identidades sociais e culturais em que o sujeito está inserido. Nessa perspectiva abordo a sexualidade e a diversidade cultural, discutindo identidades de gênero e a relação de controle dos corpos de meninos e meninas na educação infantil, na tentativa de normatização dos mesmos, por parte das escolas. Para tanto utilizo como embasamento teórico autoras como Guacira Louro (1999, 2011) e Jane Felipe (2003, 2016). No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas (ANDRADE, 2012). Para tanto foram entrevistadas três famílias homoparentais, sendo duas compostas por casais de mulheres e uma família comporta por um casal de homens. Os três casais tem filhos que estudam em escolas de educação infantil particulares. Os resultados apontam para a necessidade de, frente à diversidade familiar existente em nossa sociedade, investirmos na formação docente para que as escolas, em especial as escolas de educação infantil, saibam inserir e lidar com essas famílias de forma ética e respeitosa, sem qualquer discriminação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147836
Arquivos Descrição Formato
001000144.pdf (437.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.