Repositório Digital

A- A A+

Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil

.

Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
Autor Silveira, Simone Silva da
Orientador Filho, Gabriel de Andrade Junqueira
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Formação de professores
Protagonismo infantil
Resumo Neste trabalho analiso de que forma me tornei professora protagonista em duas situações de aprendizagem vivenciadas durante o estágio obrigatório final do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como corpus da pesquisa tomo documentos produzidos por mim durante o referido estágio, em especial o Projeto “Olhando, Sentindo, Experimentando...Aprendendo!”, relatos constantes do relatório final de estágio, fotografias e memória daquele tempo. Tipifica-se um estudo de caso, analisado em perspectiva qualitativa. Para a pergunta-problema: - Como me tornei professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes? busquei resposta em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), mais especificamente explorando o eixo norteador da proposta que aponta a importância de propiciar às crianças diversidade de interações e experiências; o conceito de avaliação em Hoffmann(2000); a abordagem de escolha de conteúdos em educação infantil de linguagens geradoras de Junqueira Filho(2005); a aproximação de minha experiência de estágio com a experiência de Reggio Emilia; com Edwards, Gandini e Forman(1999), e as palavras de Freire e Shor(2008). Os resultados dão conta de que me tornei protagonista quando através de uma avaliação atenta e sensível em identificar o que as crianças da turma queriam porque queriam, com o uso das linguagens geradoras, fui atrás de proporcionar essas experiências. Através da abordagem da Pedagogia da escuta,e da abordagem de tempo e espaço na experiência de Reggio Emilia, sem ter noção à época disso, organizei para que tudo saísse a contento de todos e assim foi. Fiz-me docente protagonista ao vencer meus medos em busca de meus sonhos e ao garantir o direito a experiência, e assim garantir o protagonismo das crianças na busca por seus conhecimentos acerca de si, dos outros e do mundo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147854
Arquivos Descrição Formato
001000061.pdf (3.321Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.