Repositório Digital

A- A A+

"Pensei que fosse mais difícil" : experiências do xadrez no EJA

.

"Pensei que fosse mais difícil" : experiências do xadrez no EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Pensei que fosse mais difícil" : experiências do xadrez no EJA
Autor Gomes, Flávia D'Arco
Orientador Giordani, Liliane Ferrari
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aluno
Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
Professor
Xadrez
Resumo O presente trabalho tem como objetivo realizar uma auto-análise a respeito da formação docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o auxílio dos conhecimentos obtidos nos projetos de extensão universitária, como parafernálias e lobogames. A pesquisa baseou-se em autores que discutem sobre jogos, como Huizinga (2000), Brougère (1998), Vial (2015) e Oliveira (2004); sobre EJA, como Freire (2014), Durante (1998) Oliveira (1999) e Otero (1993); e sobre formação e experiência docente como Freire (2014), Rancière (1987) e Tardif (2008); A atuação em sala de aula teve no uso do xadrez a materialidade pedagógica para a intervenção docente. Como resultado, concluiu-se que a formação do professor não se dá apenas com a finalização do curso de graduação em pedagogia, mas sim com um constante processo de avaliação e ressignificação do fazer docente e do planejamento, tendo em vista a grande pluralidade dos alunos da EJA.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147857
Arquivos Descrição Formato
000999360.pdf (709.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.