Repositório Digital

A- A A+

“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita

.

“Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Sora, é pra escrever do jeito que sabe, né?” propostas pedagógicas de leitura e escrita
Autor Longaray, Alessandra Rosalia Cesar
Orientador Collares, Darli
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Aluno
Escrita
Intervenção
Leitura
Professor
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da alfabetização, mais especificamente a leitura e escrita de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o Estágio Curricular Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal analisar diferentes propostas de leitura e escrita elaboradas para a diversidade de níveis presentes em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Caso, com análise documental, tendo como fonte de consulta os registros do Diário de Classe de minha autoria realizado no período do Estágio Curricular. Com isso, trago à tona, propostas planejadas, analisando-as com o objetivo de compreender a pertinência das mesmas para o desenvolvimento dos alunos no processo de apropriação da leitura e da escrita. O referencial teórico deste trabalho é baseado nas obras sobre alfabetização de Emília Ferreira e, ainda, Juan Delval como base para entender a aprendizagem em si. A análise dos dados foi dividida em três categorias: “Organização da sala de aula”; “Proposição de atividades”; “Intervenções docentes”. Ao final desta pesquisa, as análises apontaram que os planejamentos, atividades diferenciadas e intervenções docentes resultaram em avanços na aprendizagem dos alunos que se encontravam em diferentes níveis de escrita.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147859
Arquivos Descrição Formato
000999933.pdf (1.108Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.