Repositório Digital

A- A A+

Ser professora-mãe modifica a compreensão dos processos de adaptação na educação infantil?

.

Ser professora-mãe modifica a compreensão dos processos de adaptação na educação infantil?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ser professora-mãe modifica a compreensão dos processos de adaptação na educação infantil?
Autor Alves, Juliana Garske
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Adaptação escolar
Aluno
Educação infantil
Professor
Resumo Este trabalho tem como tema principal de pesquisa, as “professoras-mães e a adaptação na Educação Infantil”. A questão central pergunta: Ser professora-mãe modifica ou interfere na compreensão e na relação com os processos de adaptação das crianças na Educação Infantil? O objetivo principal desta pesquisa é verificar o que as professoras-mães dizem sobre os processos de adaptação de seus filhos para, a partir disso, concluir se o fato de ser mãe implica nos modos de ser professora diante dos processos de adaptação de seus alunos. Para responder ao problema de pesquisa, o material empírico foi produzido a partir de entrevistas narrativas com 4 professoras-mães, e de observações do processo de adaptação de alunos de uma turma de nível 1, com alunos de 3 a 4 anos, em uma escola particular de Porto Alegre. As análises mostraram que ser professora-mãe interfere na compreensão e na relação com os processos de adaptação das crianças na Educação Infantil. Pude concluir que a experiência de ser mãe produz novas experiências de professora. Ser professora-mãe, de acordo com as entrevistadas, aguça a compreensão, modifica a sensibilidade, traz mais segurança e favorece um melhor entendimento deste processo tão doloroso para algumas famílias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147866
Arquivos Descrição Formato
001000044.pdf (498.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.