Repositório Digital

A- A A+

As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA

.

As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
Autor Borba, Caroline Silva de
Orientador Corso, Luciana Vellinho
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Professor
Psicopedagogia
Resumo Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147867
Arquivos Descrição Formato
000999365.pdf (1.513Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.