Repositório Digital

A- A A+

A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica

.

A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica
Autor Lima, Luciana Gasparotto Alves de
Orientador Souza, Diogo Onofre Gomes de
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Educação superior
Iniciação científica
Pós-Graduação
Produção científica
[en] Doctor's degree
[en] Graduation
[en] Master's degree
[en] Scientific initiation
Resumo A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da Pós-Graduação na UFRGS em 2012 no que se refere ao tempo e idade de titulação, bem como diferenças na produção científica até o ano de titulação entre dois grupos: discentes que tiveram experiência de IC na graduação (grupo IC) e que não tiveram (Grupo NIC). Verificou-se grande ocorrência de discentes do grupo IC na modalidade acadêmica. Em geral o grupo IC se titulou mais jovem que o NIC, e em três Grandes Áreas os discentes do grupo IC se titularam em menos tempo e com menor idade que o grupo NIC, bem como obtiveram mais produção científica em diversos casos.
Abstract Scientific Initiation allows to introduce undergraduate students in scientific research, leading them earlier to the Graduation. The objective of the research is investigate differences among graduated students of UFRGS in 2012 concerning to time and age of graduation and differences in scientific production between two groups: group with scientific initiation experience (IC group) and group with no scientific initiation experience (NIC group). There was high occurrence of students in IC group in academic modality. In general the IC group concluded the graduation younger than NIC group. In three big areas, the students of IC group concluded their studies in less time and younger than the NIC group and obtained more scientific production in many cases.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/147882
Arquivos Descrição Formato
000999565.pdf (2.644Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.