Repositório Digital

A- A A+

Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.

.

Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação ambiental na área de influência da pequena central hidrelétrica no Rio das Antas, Região Sul Do Brasil.
Autor Schneider, Gabriela Homem
Orientador Guerra, Teresinha
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Antas, Rio das (RS)
Educação ambiental
Licenciamento ambiental
Programas de educação ambiental
[es] Educación ambiental
[es] Licenciamiento
[es] Programas ambientales
Resumo A implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) gera impactos ambientais de curto e longo prazo e uma das formas de compensar esses impactos é implantar um programa que busque hábitos ambientas corretos. A Educação Ambiental no Licenciamento é uma ferramenta de mitigação ou compensação de impactos ambientais. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar um Programa de Educação Ambiental e Patrimonial da PCH no rio das Antas, onde foram executadas atividades com o público infantil pertencentes a escolas municipais rurais da região.O licenciamento ambiental está presente de forma indireta na vida dos moradores dos municípios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula e Bom Jesus, uma das formas de aproximar os moradores do empreendimento e gerar novos conhecimentos é o Programa analisado. A educação ambiental tem o intuito de gerar novos conhecimentos aos participantes de atividades criando um raciocínio crítico e novas atitudes visando a relação do ser humano com o ambiente de uma forma consciente dos impactos ambientais gerados. Os encontros de educação ambiental foram analisados através de observação e avaliação de questionários dos alunos e de professores buscando perceber se a compreensão dos participantes quanto aos assuntos abordados e qual o resultado que as atividades geraram. As educadoras e os alunos que participaram do Programa avaliaram as atividades de uma forma muito positiva, 92% das educadoras indicaram que as atividades realizadas foram ótimas e que auxiliam o seu trabalho de professora em sala de aula, assim como 98% dos alunos responderam que as informações apresentadas faziam sentido para eles.
Resumen La implementación de una Pequeña Central Hidroeléctrica (PCH) genera impactos ambientales de corto y largo plazo y una de las formas de compensar estos impactos es la implementación de un programa que busca corregir los hábitos ambientales. La educación ambiental en procesos de licencia es una herramienta de mitigación o compensación de los impactos ambientales. Este trabajo se desarrolló con el fin de analizar un Programa de Educación Ambiental y Patrimonial de una PCH en el río de las Antas, donde fueron ejecutados actividades con el público infantil, pertenecientes a las escuelas públicas rurales de la región, los cuales, el licenciamiento ambiental está presente indirectamente en la vida de los habitantes de los municipios de Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula y Bom Jesus, como una de las maneras de aproximación entre los residentes con el proyecto y de generar nuevo conocimiento, es el programa es analizado. La educación ambiental tiene como objetivo generar nuevos conocimientos a los participantes y la creación de un nuevo pensamiento crítico y con actitudes dirigidas a la relación entre los seres humanos y el medio ambiente de una manera más consciente de los impactos ambientales. Fueron realizados encuentros de educación ambiental y se analizaron mediante la observación y análisis, los cuestionarios de los estudiantes y profesores, donde se busca notar la forma de comprensión de los participantes conla temática y cuál es el resultado de que las actividades que se generan. Los profesores y estudiantes que participaron en el programa evaluaron las actividades de una manera muy positiva , el 92 % de los maestros indicó que las actividades eran grandes y ayudar a su labor docente en el aula , así como el 98 % de los estudiantes respondió que la información presentada tenía sentido para ellos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147934
Arquivos Descrição Formato
001001046.pdf (1.870Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.