Repositório Digital

A- A A+

A gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentos

.

A gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentos
Autor Lima, Lucas Oliveira de
Orientador Myskiw, Mauro
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Ensino e aprendizagem
Futebol
[en] Football initiation school
[en] Management
[en] Youth system
Resumo O objetivo deste estudo é analisar quais as diferenças e as relações apontadas na literatura, a respeito da estrutura organizacional e de gestão, entre as chamadas “categorias de base” e as “escolas de iniciação” futebolística. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. De modo específico, a revisão sistemática. Para a realização da análise e discussão elencaram-se cinco pontos/assuntos que consideramos estarem relacionados a gestão das categorias de base de futebol e das escolas de iniciação futebolística. São eles: a) objetivos/propósitos, b) equipe profissional atuante, c) questões estruturais, d) relação com o universo profissional (empresários, pais) e o último e) legislação. A análise da literatura permitiu a interpretação de que, em basicamente todos os pontos/assuntos, há maiores distanciamentos/diferenças do que aproximações/relações entre as categorias de base e as escolas de iniciação ao futebol. Sendo que o principal apontamento refere-se a noção de que a categoria de base se configura – fundamentalmente – como um espaço profissionalizante, envolto por aspectos mercadológicos e, em contrapartida, as escolas de iniciação (como sugere o nome) apresenta-se como um local voltado especialmente para a iniciação a modalidade futebol.
Abstract The aim of this study is to analyze the differences and relations mentioned in the literature, regarding the organizational structure and management, between the so-called "youth system" and "football initiation schools". The research methodology was qualitative. Specifically, a systematic review. To perform the analysis and discussion was choose five points / issues that we think are related to management of football youth teams and football initiation schools. They are: a) objectives / purposes, b) active professional team, c) structural issues, d) relationship with the professional world (employers, parents) and the last e) legislation. The literature review allowed the interpretation that, basically, all points / issues, there are greater distances / differences than approaches / relations between the categories of basic and football initiation schools. And the main note refers to the notion that the base category is configured - fundamentally - as a professional space, surrounded by marketing aspects and, on the other hand, the initiation schools (as the name suggests) is presented as a site specially dedicated for initiation football mode.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147958
Arquivos Descrição Formato
001001131.pdf (380.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.