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Fatores motivacionais que influenciam pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade a frequentares academias na cidade de Porto Alegre

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Fatores motivacionais que influenciam pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade a frequentares academias na cidade de Porto Alegre

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Título Fatores motivacionais que influenciam pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade a frequentares academias na cidade de Porto Alegre
Autor Stone, Rodrigo Fehlberg
Orientador Voser, Rogerio da Cunha
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Atividade física
Motivação
Qualidade de vida
[en] Academy
[en] Motivation
[en] Physical activity
Resumo Este estudo quantitativo, de cunho descritivo-exploratório, teve por objetivo geral verificar os fatores motivacionais que influenciam pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade a frequentarem academias na cidade de Porto Alegre. O estudo contou com 86 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 40 e 80 anos, que frequentam academias na cidade de Porto Alegre e aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. Para aquisição dos dados relacionados aos motivos da prática, foi utilizado um questionário proposto por Meneguzzi e Voser (2012) no qual objetiva verificar o grau de importância que é dado pelos alunos na prática da academia para as seguintes variáveis: Condicionamento físico/Melhora da performance; Estética; saúde, reabilitação física, prevenção de doenças e qualidade de vida; Integração social; Redução de ansiedade, stress (questões psicológicas) e outros, onde o aluno poderá citar alguma nova variável. O grau de importância esta apresentado em Escala Likert 5 pontos, 1 NI = Nada Importante, 2 PI = Pouco Importante, 3 I = Importante, 4 MI = Muito Importante e 5 EI = Extremamente Importante. Os alunos preencheram o questionário no local, onde foram instruídos e orientados pelo pesquisador. Para a análise, os dados foram tabelados e os valores e percentuais foram somados no programa Microsoft Office Excel 2013 para Windows 10 e foi utilizada a estatística descritiva com a apresentação das médias gerais e de cada sexo. Os resultados demonstraram que o fator saúde obteve a maior média em ambos os sexos; apenas no fator integração social ocorreu uma diferença grande entre as médias de ambos os sexos, com as mulheres apresentando uma média bem superior à dos homens.
Abstract This quantitative, descriptive and exploratory nature, had the general objective to verify the motivational factors that influence people in middle adulthood and seniors to attend academies in the city of Porto Alegre. The study included 86 people of both sexes, aged 40 and 80, who attend academies in Porto Alegre and agreed to participate voluntarily in the study. For the acquisition of data related to the practical reasons, we used a questionnaire proposed by Meneguzzi and Voser (2012) in which aims to verify the degree of importance that is given by students at the Academy of practice for the following variables: physical conditioning / Improved performance ; aesthetics; health, physical rehabilitation, disease prevention and quality of life; Social integration; anxiety reduction, stress (psychological issues) and others, where the student can name some new variable. The degree of importance this presented in Likert Scale 5 points, 1 NI = Not Important, 2 PI = Somewhat Important, 3 I = Important, MI 4 = Very Important and 5 EI = Extremely Important. Students completed the questionnaire on site, where they were educated and guided by the researcher. For the analysis, the data were tabulated and values and percentages were added in Microsoft Office Excel 2013 program for Windows 10 and was used descriptive statistics with the presentation of the overall averages and each sex. The results showed that the health factor had the highest average in both sexes; only in social integration factor was a big difference between the averages of both sexes, with women having an average much higher than that of men.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147965
Arquivos Descrição Formato
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