Repositório Digital

A- A A+

Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas

.

Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de natação : questões pedagógicas e epistemiológicas
Autor Francisco, Paula Soares
Orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Ensino e aprendizagem
Natação : Educação
[en] Constructivist epistemology
[en] Pedagogical proposals
[en] Teaching swimming
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de ensino da natação, presentes nas fontes primárias estudadas, buscando compreender a epistemologia subjacente às mesmas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa através de revisão bibliográfica, cujas análises estão apoiadas num referencial teórico que discute pedagogia relacional e epistemologia construtivista em contraposição a outros enfoques pedagógicos e epistemológicos. O estudo compreende um referencial teórico que aborda o resgate histórico sobre o ensino da natação e as teorias pedagógicas e epistemológicas que subsidiam as análises realizadas. A leitura e interpretação dos artigos revisados trazem uma forte crítica ao modelo sustentado no ensino das técnicas dos quatro nados. Embora os artigos analisados indiquem, prevalentemente, abordagens de ensino de cunho desenvolvimentista, apresentam aproximações com uma prática pedagógica relacional e, subjacente às mesmas, alguns indícios de uma epistemologia construtivista. A pesquisa evidencia, também, que há poucas publicações, relacionadas à área da aprendizagem. Isto leva a concluir que há a necessidade de mais estudos com foco no ensino aprendizagem da natação como processo.
Abstract The aim of this study was to evaluate the proposals to swimming teaching, in the primary sources studied, to identify the epistemology underlying to these approaches. This is a qualitative research design and the analyses are supported by a theoretical framework that discusses relational pedagogy and constructivist epistemology in contrast to other pedagogical and epistemological approaches. The theoretical framework addresses the history of teaching swimming, pedagogical and epistemological theories that support the analyzes. The authors of the analyzed articles strongly criticize the approach used to teaching the swimming strokes. Although the articles analysis indicates a prevalent developmental nature of teaching, approaches with the relational pedagogical practice and some evidence of the constructivist epistemology are identified. There are few publications related to the field of learning the swimming strokes. More studies focused on teaching swimming as learning process are needed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147976
Arquivos Descrição Formato
001001489.pdf (608.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.